Entre 2008 e 2014, van produzida na Turquia foi vendida no país.
A Ford Transit está de volta ao Brasil. O anúncio do retorno foi feito nesta terça-feira (10) pela fabricante.
O retorno da van será em 2021, com uma logística bem mais simples do que o modelo anterior, vendido por aqui entre 2008 e 2014 importado da Turquia.
VEJA MAIS
Agora, a Transit será produzida no Uruguai, em uma parceria com a montadora local Nordex. Haverá versões para passageiros e furgão.
Para a produção do modelo, as duas empresas irão investir US$ 50 milhões. Como consequência, serão criados 200 empregos na planta da Nordex nas proximidades de Montevidéu.
Achou esse nome familiar? Pois é. A Nordex existe há cerca de 50 anos, e produz veículos para diversas marcas, como Kia, Citroën e Peugeot.
Aliás, os veículos comerciais dessas marcas vendidos aqui no Brasil são feitos no Uruguai pela Nordex. Existe até a especulação de que a picape média da Peugeot, Landtrek, será produzida no país vizinho.
Como chega?
Voltando à Transit, no comunicado divulgado para a imprensa, a Ford não deu maiores detalhes sobre quais configurações serão trazidas ao Brasil.
Na única imagem enviada pela empresa, há fotos das carrocerias: van, furgão, furgão com cabine dupla e chassi.
Sobre motorizações, a Transit tem diferentes opções de acordo com o mercado.
Na Europa, há os modernos 2.0 turbodiesel da família EcoBlue, com potência de 130, 170 ou 185 cv.
Já na América Latina, há uma versão a gasolina, com um V6 3.5 de 271 cv ou, a mais provável para chegar em nosso mercado, o 2.2 turbidiesel da família Duratorq. Nesse caso, a potência pode ser de 125, 133 ou 155 cv.
Segmento em alta
O mercado de vans tem atraído olhares das fabricantes nos últimos anos.
O segmento, que normalmente tem novidades menos frequentes, viu a chegada de novos competidores, como as linhas Expert/Boxer da Peugeot e Jumpy/Jumper da Citroën, além da nova geração da Mercedes-Benz Sprinter.