Obra traz 15 modelos, criados entre 2005 e 2019; alguns ainda vão para o museu da marca no ano que vem.
Todas as marcas têm dezenas (ou centenas) de conceitos que jamais foram lançados. Grande parte deles nunca foi vista pelo público. Mas a Porsche tomou a direção contrária e colocou alguns desses veículos em um livro.
A obra, batizada de Porsche Unseen (Porsche Nunca Visto, na tradução livre), traz imagens de 15 desses conceitos criados entre 2005 e 2019 e que nunca ganharam as ruas.
O livro está dividido em quatro categorias: “Desenvolvimentos”, “Pequenos Rebeldes”, “Hipercarros” e “O que vem à frente?”, e será vendido na loja do museu da marca, em Stuttgart. Claro que estamos torcendo para que a Porsche traga alguns exemplares para o Brasil.
VEJA MAIS
Como é o livro?
Além das fotos dos modelos já prontos, a Porsche também traz esboços dos projetos.
“Estudos de design visionários são a base desse sucesso: eles fornecem um conjunto de ideias para o design da Porsche no futuro e combinam nossa forte tradição com tecnologias desbravadoras”, disse Oliver Blume, chefão da Porsche.
No livro, a Porsche ainda detalha o processo de desenvolvimento de um carro.
A marca explica que tudo começa com um esboço, que é transformado em modelo 3D. Se o projeto é aprovado, uma cópia em escala 1:3 é construída. Por fim, um modelo em tamanho real ganha vida.
A Porsche detalhou um pouco de 3 modelos do livro. Veja abaixo:
Porsche 919 Street
O modelo criado em 2017 chegou até a fase de ter uma réplica em argila na escala 1:1. A ideia era ter um veículo de rua baseado no 919 Hybrid que disputou corridas no WEC.
Com as medidas idênticas às do bólido de corrida, o conceito ainda trazia monocoque de fibra carbono e o mesmo motor de 900 cv do 919 Hybrid.
Porsche Vision Spyder
O Vision Spyder foi criado no ano passado como uma homenagem ao Porsche 550-1500 RS Spyder de 1954 com o cockpit purista e espartano e as barbatanas estilizadas na traseira.
Porsche “Renndienst”
O conceito de 2018 é o que menos se parece com um Porsche convencional. De acordo com a marca, o protótipo “é uma interpretação livre de um conceito familiar com espaço para até seis pessoas”. Como os motores elétricos ficam sob a carroceria, o espaço para os passageiros é bastante generoso.
Gostou? Se você tem condições de bancar uma viagem até a Alemanha, pode esperar até o ano que vem para conhecer pessoalmente os conceitos. Isso porque alguns desses modelos serão exibidos no museu da marca, em Zuffenhausen, em 2021.