Separados no nascimento? Compare o novo Honda Civic com o Volkswagen Jetta

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Acharam os sedãs parecidos? Nós também! Veja semelhanças e diferenças entre eles.

2022 Honda Civic Prototype

Você provavelmente viu que a Honda apresentou o conceito que dará origem a 11ª geração do Civic. Se não viu, saiba mais aqui.

Se viu, provavelmente achou o visual um tanto quanto familar, certo? É um fato: a traseira do Civic é MUITO parecida com a do Volkswagen Jetta.

Aliás, o próprio Jetta já guarda similaridades com outro sedã, o irmão menor Virtus. Isso até faz sentido, se considerarmos as identidades das marcas. Mas o assunto hoje não é o Virtus, mas sim o Civic.

VEJA MAIS

É bem menos usual modelos de marcas diferentes serem parecidos. É natural que as marcas fujam desse caminho. Só que a Honda, provavelmente sem querer, acabou bebendo da mesma água dos designers do Jetta para criar o Civic 2022.

Nós separamos algumas imagens dos dois modelos, e, a partir de agora, vamos falar de semelhanças e diferenças entre os modelos que disputarão os mesmos clientes nos próximos anos.

Lanternas

Montagem com as lanternas de Civic e Jetta

Esse é o ponto de maior semelhança entre os sedãs. Vistas de longe, as peças têm muito em comum. De perto, surgem algumas diferenças, mas há pontos de contato.

O formato é essencialmente o mesmo: maior volume na parte externa e mais afilada na parte interna, já na tampa do porta-malas.

Para completar, a assinatura de LED nos dois sedãs está na parte superior da lente.

No entanto, elas trazem algumas diferenças. O recorte da tampa traseira é mais reto no Jetta, enquanto o Civic tem divisão diagonal. A lanterna do Volkswagen também invade com mais vigor a lateral.

Tampa do porta-malas e para-choque

Aqui, mais algumas semelhanças. Como as lanternas têm formato idêntico, os nichos que as acomodam vão pelo mesmo caminho. Além disso, a tampa do porta-malas ainda tem “dois andares”.

A diferença é que as lanternas do Civic se prolongam mais em direção ao centro. Como também foi dito antes, o recorte da tampa do porta-malas do Jetta é mais reto.

No para-choque, os dois sedãs trazem mais diferenças do que semelhanças. Na Honda, a peça é mais envolvente e acomoda os refletores mais acima.

Além das lanternas, eles também são parecidos na tampa do porta-malas

Lateral

Depois da dianteira, a lateral é onde os dois modelos menos se parecem. Apesar de trazerem uma silhueta com um quê de cupê, os dois sedãs tomam caminhos distintos.

A Volkswagen desenhou uma coluna C mais grossa, enquanto a Honda optou por traços mais estreitos e um recorte na base das janelas, criando um ponto de contato com o irmão maior, Accord.

Ainda que ambos tenham vincos que percorrem toda a lateral, no Civic ele é praticamente reto, e está acima da linha das maçanetas.

No Jetta, a dobra é descendente, e corre exatamente na linha das maçanetas.

Já na lateral, semelhanças são menores
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários