Golf, Cobalt e mais: os carros que saíram de linha em 2020

Relembre os modelos que deixaram de ser fabricados em 2020.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Híbrido Golf GTE deixou o mercado brasileiro em 2020

O ano de 2020 foi muito complicado para a indústria automotiva. No Brasil é claro que não foi diferente: além da paralisação das fábricas causadas pelo coronavírus, a crise econômica teve muitos efeitos colaterais.

Um deles foi o fim da linha para alguns modelos que não vendiam bem há alguns meses – ou até anos. Antes que o ano termine (que acabe logo!), o Primeira Marcha relembra os carros que deram adeus em 2020.

Ford Fusion

Última atualização do Fusion aconteceu em 2019

O sedã foi mais uma das vítimas da nova estratégia global da Ford. Lançado em 2006, o carro permaneceu em linha no país por 14 anos.

Neste período, ele teve duas gerações e versões flex, híbrida e turbo. A última reestilização aconteceu no início de 2019, mas as vendas do Fusion já vinham em queda.

Nos últimos anos, a Ford tirou de linha outros modelos importantes por aqui, como Fiesta e Focus. A aposta da empresa está nas picapes e SUVs.

Nissan March

O fim da linha para o Nissan March chegou em agosto.

A despedida, porém, já era esperada: em fevereiro, a marca já havia descontinuado as versões com motor 1.0. Assim, apenas três versões seguiram em linha, todas com motorização 1.6.

Juntamente com a decisão de tirar o March de campo, a Nissan praticamente sepultou as chances da nova geração chegar ao Brasil. O carro já existe na Europa há quatro anos e foi até testado no país, mas não deve ser vendido aqui.

No lugar do hatch, a Nissan deve priorizar um SUV compacto. Trata-se do Magnite, um projeto indiano feito sobre a plataforma do Renault Kwid.

Chevrolet Cobalt

Cobalt foi ‘atrapalhado’ pelo lançamento do Onix Plus

Lançado em 2011, o Cobalt deixou as ruas em março deste ano, depois de pouco mais de 8 anos e 276.747 unidades emplacadas no país.

Apesar das linhas controversas, o sedã caiu no gosto de quem precisava de espaço interno. Isso porque ele foi um dos primeiros modelos a inaugurar o conceito de sedã compacto por fora e grande por dentro. Hoje, modelos como VW Virtus e Nissan Versa seguem esta receita.

Embora nunca tivesse sido um campeão de vendas, a razão do fim do Cobalt estava justamente em casa. Mais moderno, bem equipado e potente, o Onix Plus roubou uma boa parte dos clientes do antigo sedã.

Fiat Weekend

Foram longos 23 anos até a despedida da perua, anunciada em janeiro.

Lançada em 1997 como Palio Weekend, ela acabou com o reinado da VW Parati ao combinar design moderno, boa oferta de motorizações e amplo espaço interno.

Foi ela a responsável pela criação da linha Adventure, que trouxe o segmento de aventureiros urbanos ao mercado brasileiro. Apesar de ser um produto importante nos primeiros anos, a perua foi perdendo fôlego à medida que os SUVs começaram a ganhar popularidade.

No fim das contas, a despedida foi um tanto melancólica, já que a perua estava sem mudanças visuais desde 2012. Junto com ela foi embora também o segmento de peruas compactas no país.

Volkswagen Golf

Despedida do Golf GTE marca fim do hatch no país

Antes que você reclame que o Golf GTI já havia sido descontinuado no ano passado, saiba que a Volkswagen ainda vendia o híbrido GTE. Só que isso acabou neste ano.

Das 99 unidades trazidas para cá, a maioria delas não foi vendida. Assim, a VW decidiu comercializar as unidades remanescentes com a locadora Unidas. E foi o fim da linha para a sétima geração do Golf.

Agora fica a expectativa de que a empresa decida trazer o Golf 8, ainda que importado – algo que não está confirmado para 2021.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários