O ano de 2020 foi muito complicado para a indústria automotiva. No Brasil é claro que não foi diferente: além da paralisação das fábricas causadas pelo coronavírus, a crise econômica teve muitos efeitos colaterais.
Um deles foi o fim da linha para alguns modelos que não vendiam bem há alguns meses – ou até anos. Antes que o ano termine (que acabe logo!), o Primeira Marcha relembra os carros que deram adeus em 2020.
Ford Fusion
O sedã foi mais uma das vítimas da nova estratégia global da Ford. Lançado em 2006, o carro permaneceu em linha no país por 14 anos.
Neste período, ele teve duas gerações e versões flex, híbrida e turbo. A última reestilização aconteceu no início de 2019, mas as vendas do Fusion já vinham em queda.
Nos últimos anos, a Ford tirou de linha outros modelos importantes por aqui, como Fiesta e Focus. A aposta da empresa está nas picapes e SUVs.
Nissan March
O fim da linha para o Nissan March chegou em agosto.
A despedida, porém, já era esperada: em fevereiro, a marca já havia descontinuado as versões com motor 1.0. Assim, apenas três versões seguiram em linha, todas com motorização 1.6.
Juntamente com a decisão de tirar o March de campo, a Nissan praticamente sepultou as chances da nova geração chegar ao Brasil. O carro já existe na Europa há quatro anos e foi até testado no país, mas não deve ser vendido aqui.
No lugar do hatch, a Nissan deve priorizar um SUV compacto. Trata-se do Magnite, um projeto indiano feito sobre a plataforma do Renault Kwid.
Chevrolet Cobalt
Lançado em 2011, o Cobalt deixou as ruas em março deste ano, depois de pouco mais de 8 anos e 276.747 unidades emplacadas no país.
Apesar das linhas controversas, o sedã caiu no gosto de quem precisava de espaço interno. Isso porque ele foi um dos primeiros modelos a inaugurar o conceito de sedã compacto por fora e grande por dentro. Hoje, modelos como VW Virtus e Nissan Versa seguem esta receita.
Embora nunca tivesse sido um campeão de vendas, a razão do fim do Cobalt estava justamente em casa. Mais moderno, bem equipado e potente, o Onix Plus roubou uma boa parte dos clientes do antigo sedã.
Fiat Weekend
Foram longos 23 anos até a despedida da perua, anunciada em janeiro.
Lançada em 1997 como Palio Weekend, ela acabou com o reinado da VW Parati ao combinar design moderno, boa oferta de motorizações e amplo espaço interno.
Foi ela a responsável pela criação da linha Adventure, que trouxe o segmento de aventureiros urbanos ao mercado brasileiro. Apesar de ser um produto importante nos primeiros anos, a perua foi perdendo fôlego à medida que os SUVs começaram a ganhar popularidade.
No fim das contas, a despedida foi um tanto melancólica, já que a perua estava sem mudanças visuais desde 2012. Junto com ela foi embora também o segmento de peruas compactas no país.
Volkswagen Golf
Antes que você reclame que o Golf GTI já havia sido descontinuado no ano passado, saiba que a Volkswagen ainda vendia o híbrido GTE. Só que isso acabou neste ano.
Das 99 unidades trazidas para cá, a maioria delas não foi vendida. Assim, a VW decidiu comercializar as unidades remanescentes com a locadora Unidas. E foi o fim da linha para a sétima geração do Golf.
Agora fica a expectativa de que a empresa decida trazer o Golf 8, ainda que importado – algo que não está confirmado para 2021.