Veículos entram em operação na Suécia já em janeiro. Alemães são líderes de mercado no país escandinavo.
A Suécia é tradicionalmente conhecida por ser a terra da Scania, da Volvo, do ABBA e do Ibrahimovic.
Só que neste fim de ano, quem está comemorando uma maior presença no país é a divisão de ônibus da alemã Mercedes-Benz, que vendeu 112 veículos para a Mohlins Bussar, uma empresa sueca.
Este é o maior pedido de ônibus que a Mercedes-Benz já recebeu no país escandinavo.
VEJA MAIS
Os ônibus são dos modelos Setra e Intouro, e serão destinados ao transporte intermunicipal e escolar no norte de Estocolmo – a 100 km da sede da Scania!
Eles são equipados com cintos de segurança de três pontos, ignição condicionada ao teste de bafômetro do motorista, câmera de ré. No caso do Intouro, ainda há um elevador para acesso de pessoas com deficiência.
Os dois ônibus saem de fábrica com o motor OM 936 de 299 cv e transmissão automatizada. Eles são movidos a HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado), biocombustível que é conhecido como “diesel verde”.
Ônibus Mercedes na Suécia
O início das operações com os novos ônibus deve ser já em janeiro. Aliás, mesmo sendo uma empresa sueca, cerca de metade da frota de 160 ônibus da a Mohlins Bussar é composta por veículos produzidos pela Mercedes-Benz.
“Começar uma nova linha nestes tempos de pandemia foi uma experiência nova para nós”, disse Robert Mohlin, o chefão da Mohlins Bussar
Segundo a Mercedes, a empresa é líder de mercado na Suécia em veículos com peso bruto total (PBT) acima de 8 toneladas e a que mais vende ônibus no país (somando as marcas Mercedes-Benz e Setra).