Empréstimo é de 4 dias. Veículo é entregue com tanque e bateria cheios.
A Volvo vai realizar o sonho de quem sempre quis andar de carrão de luxo, mas não é milionário (ou jornalista automotivo). A empresa vai emprestar 100 carros da sua própria frota para pessoas comuns. De graça.
Os interessados já podem fazer o pré-cadastro no site do projeto Volvo Lovers. Os empréstimos começam em janeiro, e serão realizados durante o ano de 2021 inteiro.
VEJA MAIS
- RS e-tron GT: ‘Taycan da Audi’ chega ao Brasil no ano que vem
- RAM 1500 chega como a picape mais potente e cara do Brasil
A única exigência, segundo a Volvo, é que o interessado tenha uma CNH vigente.
“Não queremos saber quem é ou como vai usar. Tendo a CNH válida, a pessoa está apta a usar”, disse Rafael Ugo, diretor de marketing da Volvo.
Democratizar os híbridos
A empresa afirma que essa é uma iniciativa idealizada pela filial brasileira, e que não há nada semelhante em nenhuma outra operação da Volvo no mundo.
Aí você pode estar se perguntando: o que a Volvo ganha liberando seus carros assim, para qualquer pessoa?
“Se não pudermos democratizar com a compra do veículo, faremos isso com o acesso ao veículo”, afirmou o executivo.
Para que essa democratização aconteça, a Volvo escolheu apenas versões híbridas de seus modelos.
Os 100 carros são divididos dessa forma:
- XC60 – 50 unidades
- XC40 – 20 unidades
- S60 – 10 unidades
- S90 – 10 unidades
- XC90 – 10 unidades
Tanque e bateria cheios
Cada pessoa poderá ficar até 4 dias com o veículo. Isso vale, inclusive, para os finais de semana. Não há limite de quilometragem. A própria Volvo incentiva que os motoristas viagem com o carro.
Entrega e devolução acontecem em um espaço próximo à sede da empresa, na Zona Sul de São Paulo.
Ali, os felizardos locatários receberão instruções sobre o sistema híbrido, além de dicas de como operar os veículos e, se necessário, recarregar a bateria, por exemplo.
Todos os carros são entregues com o tanque de gasolina e a carga da bateria cheios.
“Não precisa devolver com o tanque cheio. Se devolver com o tanque vazio, melhor”, brincou Ugo.
Os veículos ainda estão segurados contra terceiros. Só não está coberta pelo seguro a utilização incorreta do veículo. Bem como incidentes que envolvam motoristas que beberam antes de dirigir.
Antes de retirar o veículo, o interessado assina um termo de responsabilidade que descreve todas as condições.
Carros para 5 mil pessoas
Ao final da ação, a Volvo espera ter emprestado seus carros para mais de 5 mil pessoas. Como comparação, entre janeiro e novembro, a marca vendeu 6,7 mil veículos no país, se consolidando como a terceira marca de luxo que mais emplaca veículos no Brasil.
Porém, a Volvo diz que seu objetivo principal não é converter esses empréstimos em venda. Tanto é que os dados dos clientes não serão usados para envio de publicidade.
A marca só pede uma coisa dos clientes que vão usar os carros: contar como foi a experiência. Parece uma troca justa.
Alô, Volvo… se quiserem, podemos ficar uns dias com seus carros. A gente promete que conta o que achou depois.
Como são os modelos
Com exceção do XC40, o caçula da turma, os outros 4 modelos que a Volvo vai emprestar têm um conjunto híbrido formado por motor 2.0 turbo de 4 cilindros e 320 cv e um elétrico, de 87 cv. A potência combinada é de 407 cv.
E, não é porque são híbridos, que são carros sem graça. Muito pelo contrário. Todos aceleram de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos. O S60, inclusive, faz isso em menos de 5 segundos.
O XC40 é o único que possui conjunto mecânico menos potente, até por ser mais compacto. Ele lança mão de um motor 1.5 turbo e 180 cv, combinado com um segundo, elétrico, de 82 cv. A potência combinada é de 262 cv.