Avaliação: Nissan Versa V-Drive é feito para quem quer (muito) espaço

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Para sobreviver no mercado, sedã mudou de nome após a chegada do novo Versa.

Tem gente por aí que acha depreciativo chamar um modelo de “carro de Uber”. Ledo engano. Se um veículo ganha esta fama é porque ele carrega qualidades de sobra para aguentar o tranco do trabalho diário sem castigar o motorista.

É o que acontece com o Nissan Versa, cuja geração anterior mudou de nome com a chegada do novo sedã.

Agora conhecido como Versa V-Drive (ou simplesmente V-Drive), o carro se mantém como uma opção interessante para quem precisa de um veículo muito espaçoso, seja para trabalhar ou levar a família toda.

O Primeira Marcha avaliou a versão Premium. Na ocasião desta avaliação (em janeiro de 2021), o carro estava à venda por R$ 81.990.

Como anda?

Nissan V-Drive tem motor 1.6 de 111 cv e câmbio CVT

Se você já dirigiu o antigo Versa não vai se surpreender.

O conjunto é o mesmo de antes, formado pelo competente motor 1.6 16V de até 111 cv e 15,1 kgfm com etanol ou gasolina. É ele que movimenta o sedã de 1.093 kg com boa desenvoltura nas retomadas e acelerações, inclusive carregado.

Os números de consumo não são exemplares, mas também não chamam a atenção negativamente. Anote aí: 7,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com etanol e 11,6 km/l e 14,1 km/l se a escolha for pela gasolina.

Entretanto, o tanque pequeno (41 litros) dá a impressão de que o V-Drive é mais gastão do que realmente é, principalmente se você rodar com etanol.

Nissan V-Drive

A transmissão é do tipo CVT, que preza pelo conforto em vez do desempenho. Incomoda bastante o nível de ruído dentro da cabine nas acelerações, algo recorrente na maioria dos carros com câmbio continuamente variável.

Já a suspensão tem uma calibragem mais firme e pode até sentir alguns impactos mais fortes, mas não é desconfortável para os passageiros. Buracos são bem absorvidos.

Bonito? Veja bem…

Visual, bem, esse é bastante conservador

Se o V-Drive é idêntico ao antigo Versa, então você sabe que design não é sua maior virtude. As linhas meio desequilibradas do sedã ainda estão lá, mas aqui é bom lembrar que a função vem antes da forma.

Apesar disso, o carro ainda tem algum charme na versão Premium. Os apliques cromados e as rodas de liga leve ajudam a dar um visual menos pobre ao veículo.

Espaço de sobra

Espaço é o principal atributo do V-Drive

A grande virtude do V-Drive está na cabine. Sobra MUITO espaço para quem viaja no banco de trás. Mesmo com os bancos dianteiros totalmente recuados, passageiros de 1,80 metro conseguem viajar sem dificuldades.

Pessoas de estatura mais baixa (como eu), então, podem até cruzar as pernas. A curvatura do teto também resulta em maior espaço para a cabeça. O sedã vem com encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos para o quinto passageiro, conforme manda a lei vigente desde o começo de 2020.

O porta-malas comporta 460 litros e é menor do que alguns rivais, mas acomoda com sobras a bagagem de uma família com filhos.

O que vem nele?

Interior do V-Drive é igual desde 2015

Mesmo estando um degrau abaixo do novo Versa, o V-Drive não foi depenado. Pelo contrário: a Nissan manteve uma boa lista de equipamentos em todas as versões.

Na topo de linha Premium, o carro traz ar-condicionado digital, central multimídia com suporte a Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, computador de bordo, direção elétrica, rodas de liga leve de 16 polegadas, revestimento interno em couro sintético, travamento central das portas e vidros elétricos nas quatro portas.

Vale a pena?

Precisa de espaço? O sedã vermelho da foto é um ótimo candidato

Sim. O V-Drive é uma ótima escolha para quem precisa de um carro com espaço interno generoso, sobretudo no banco de trás. Se design não estiver no topo de suas prioridades, melhor ainda.

Ficha técnica – Nissan Versa V-Drive Premium:

Preço: R$ 81.990 (jan/2021)

Motor: 1.6, 16V, 4 cilindros em linha, flex

Potência: 111 cv a 5.600 rpm (etanol / gasolina)

Torque: 15,1 kgfm a 4.000 rpm (etanol / gasolina)

0 a 100 km/h: 11,6 s

Velocidade máxima: 187 km/h

Consumo (etanol – gasolina): 7,8 km/l (urb.) / 10 km/l (rod.) – 11,6 km/l (urb.) / 14,1 km/l (rod.)

Dimensões: 4,49 m (comprimento) / 1,50 m (altura) / 1,69 m (largura) / 2,60 m (distância entre eixos)

Porta-malas: 460 l

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