Quando lançou a nova Strada, a Fiat assegurou que a antiga geração sobreviveria na forma da versão de entrada Hard Working. Só faltou dizer por quanto tempo.
Pois eis que na última quarta-feira (27) a Fiat confirmou que a Strada Hard Working sai de linha.
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Procurada pelo Primeira Marcha, a assessoria de imprensa da Fiat enviou um posicionamento reproduzido abaixo na íntegra:
“A Nova Fiat Strada é um grande sucesso e atingiu níveis de vendas muito expressivos em seus primeiros meses no mercado, inclusive, figurando em setembro como o veículo mais vendido do Brasil. A enorme demanda pelo veículo gerou a atual fila de espera até que o nível de produção na fábrica em Betim (MG) volte ao patamar pré-pandemia.
Além disso, os primeiros meses de venda demonstram que a estratégia de trazer ao mercado uma gama voltada tanto o público que utiliza a picape para trabalho quanto para o lazer foi acertada e equilibrada, atendendo muito bem ambos os perfis.
Mais especificamente no uso para trabalho, a combinação da grande evolução de produto (maior volume de carga da categoria, itens de série como controles de estabilidade e tração, sistema E-Locker e Hill Holder, além de maior ângulo de entrada, altura de solo do segmento, garantia de fábrica de 3 anos e melhor consumo de combustível) e excelente custo-benefício trouxeram uma migração natural dos clientes da versão Hard Working para a Nova Fiat Strada, reduzindo o mix de vendas da antiga versão.
Considerando esses dois fatores, a Fiat optou por descontinuar, a partir de janeiro de 2021, a produção da versão Hard Working, priorizando, assim, as entregas da segunda geração do modelo.
Salientamos ainda que, ao longo do ano de 2021, a empresa trará novidades surpreendentes tanto para clientes que utilizam o carro para trabalho quanto para o lazer com a família”.
História de inovações
A Fiat Strada sai de linha, enfim, depois de 23 anos – trajetória que começou com a primeira geração. Lançada em 1998, ela assumiu a liderança da categoria em 2001 – de onde nunca mais saiu.
Durante mais de duas décadas, a Strada manteve o prestígio com diversas inovações. Foi ela a primeira picape leve a sair de fábrica com cabine estendida e também a pioneira na carroceria de cabine dupla.
Posteriormente, a Fiat acrescentou uma terceira porta do lado direito, que, se não era tão bonita de se ver, cumpria bem o papel de facilitar o acesso ao apertado banco de trás.
Inovações também foram feitas na parte mecânica. A picape trouxe um sistema de bloqueio do diferencial chamado de Locker, que conseguia livrar o dono de enrascadas no fora-de-estrada leve.
Fora a capacidade de se tornar um veículo de lazer, a Strada fez fama com sua vocação para o trabalho pesado.
A boa capacidade de carga (705 kg) e a construção robusta com feixe de molas na traseira fizeram dela a escolha preferida de frotistas e empreendedores que precisavam (e ainda precisam) de um carro robusto e compacto para carregar de tudo.
Com o fim da linha para a Strada Hard Working, a Fiat mantém apenas a nova Strada nas versões Endurance, Freedom e Volcano. São duas opções de carroceria: simples (ou Cabine Plus, como prefere a marca) e dupla.