Empresa seguirá trazendo carros de países como Argentina
A Ford não vai mais produzir carros no Brasil. A empresa anunciou nesta segunda-feira (11) o fim da produção de veículos por aqui.
“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável. Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global. Vamos também acelerar a disponibilidade dos benefícios trazidos pela conectividade, eletrificação e tecnologias autônomas suprindo, de forma eficaz, a necessidade de veículos ambientalmente mais eficientes e seguros no futuro”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.
VEJA MAIS
- Apostando em importados, Ford terá Bronco e Escape em 2021
- Motor turbo da Fiat vai se chamar GSE nos modelos Jeep
- Fim da produção no Brasil é capítulo mais triste de história centenária
A empresa declarou que se reunirá com sindicatos e acionistas para desenvolver um plano viável e equilibrado para mitigar os impactos do fim da produção.
“Nosso dedicado time da América do Sul fez progressos significativos na transformação das nossas operações, incluindo a descontinuidade de produtos não lucrativos e a saída do segmento de caminhões”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais. “Esses esforços melhoraram os resultados nos últimos quatro trimestres, entretanto a continuidade do ambiente econômico desfavorável e a pressão adicional causada pela pandemia deixaram claro que era necessário muito mais para criar um futuro sustentável e lucrativo.”
Ka e Eco sairão de linha
A fabricante vai interromper a produção ‘imediatamente’ nas fábricas de Taubaté (SP) e Camaçari (BA).
Apenas a fabricação de peças será mantida por alguns meses para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda.
Já a fábrica da Troller, em Horizonte (CE), continuará operando até o quarto trimestre de 2021.
Assim, a Ford encerrará as vendas do EcoSport, Ka e do Troller T4 assim que terminarem os estoques.
Atualmente, a empresa fabrica os modelos Ka e EcoSport no país. Enquanto o primeiro é um dos cinco carros mais vendidos do mercado nacional, o SUV está longe de viver os bons tempos de meados dos anos 2000, quando nadou de braçada no segmento.
Apesar de não produzir mais carros no Brasil, a empresa manterá suas operações no nosso mercado.
A Ford terá uma nova sede em São Paulo (SP) e vai focar em produtos vindos de outros países da América do Sul, como Argentina e Urugua.
A empresa até anunciou investimentos recentes nessas localidades. São US$ 50 milhões no Uruguai, na fábrica Nordex e US$ 580 milhões em General Pacheco, nas proximidades de Buenos Aires.