Lada Niva volta com design retrô e base de Sandero

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Lendário jipe russo deve ser lançado em 2024

Nova geração do Niva terá plataforma de Sandero
Nova geração do Niva terá plataforma de Sandero

Quem tem mais de 30 anos provavelmente se lembra da “invasão” da Lada no Brasil. Na esteira da reabertura do mercado para as importações, a marca russa fez bastante sucesso por aqui em meados dos anos 90.

A trajetória foi meteórica, mas um dos modelos da Lada ainda é bastante querido no país: o Niva.

E é justamente ele que ganhará uma geração totalmente nova a partir de 2014. Pode agradecer à Renault, atual dona da Lada e que incluiu o jipinho em seu plano estratégico global “Renaulution”.

Poucos detalhes foram divulgados, mas o primeiro teaser antecipa que o novo Lada Niva terá inspiração no passado.

As linhas lembram muito as do modelo original, lançado no mercado russo em 1977 e vendido no Brasil nos anos 90. Apesar de detalhes como as linhas mais retas e até a posição das luzes de seta, o Niva repaginado terá detalhes modernos, como iluminação diurna por LEDs.

Base de Sandero

Para economizar custos, o Niva será feito sobre a plataforma CMF-B, que já é empregada em outros modelos do Grupo Renault.

Entre eles estão os novos Dacia Sandero e Logan, que serão vendidos no Brasil com algumas modificações no projeto e provavelmente até no nome.

Niva Legend: modelo original ainda é vendido na Rússia
Niva Legend: modelo original ainda é vendido na Rússia

Falta saber também como o novo Niva será posicionado em seu país de origem. Na Rússia, a Lada vende o jipe em duas versões: a clássica Legend e a Travel, uma nova geração com cara de SUV resultado de uma extinta parceria com a Chevrolet.

De toda maneira, a Lada ainda tem tempo para tomar sua decisão. Isso porque o carro não será lançado antes de 2024. Além do Niva, a fabricante russa deve lançar um inédito SUV do segmento “C”, onde atuam modelos do porte do Jeep Compass.

SUV da Dacia será vendido com marca Renault

O veículo, aliás, deve ser derivado do Dacia Bigster, que também será vendido no Brasil com a marca Renault.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários