Algumas fabricantes têm apostado em grandes centrais multimídia para seus carros. Tesla, Volvo, e, mais recentemente, Ram, se tornaram famosas pelas generosas telas.
Mas a Mercedes-Benz foi alguns passos adiante, e apresentou na CES a nova geração de sua central multimídia. Na MBUX Hyperscreen, há 1,4 metro de largura em telas.
VEJA MAIS
O grande painel curvo é moldado a 650°C e ocupa praticamente toda a largura interna do veículo, inclusive emoldurando as saídas de ventilação laterais dos dois lados. A estreia está programada para o sedã de luxo elétrico EQS.
Como funciona
A Hyperscreen é um grande painel curvado com 3 telas independentes: quadro de instrumentos, a central multimídia central, principal, e uma tela secundária, direcionada para o passageiro.
As duas últimas possuem tecnologia OLED, com píxeis que se autoiluminam.
Há 7 opções de personalização do conteúdo. No caso do passageiro, a exibição vai de acordo com a legislação de cada país.
Ainda mais inteligente
O sistema que dá vida às telas é o MBUX, a inteligência artificial da Mercedes. Na Hyperscreen, o software ganhou melhorias.
As funções mais importantes, como navegação ou telefone, são exibidas nas telas de forma fixa. Porém, as preferências do usuário, aprendidas com o tempo pela central, são exibidas de forma personalizada.
A Mercedes deu alguns exemplos:
- Se o motorista tem o hábito de ligar sempre para uma pessoa em um determinado dia e horário da semana, a central irá perguntar se deve fazer essa chamada nesse dia no horário correspondente;
- Se existe um hábito de acionar o aquecimento dos bancos com o programa de massagem “pedras quentes” em temperaturas mais baixas, o carro também pode sugerir acionar tal função;
- Quando a garagem de casa for muito baixa, e a suspensão é elevada sempre que o carro se aproxima do local, o carro pode antecipar essa função de forma automática.
Outra funcionalidade interessanta da nova central multimídia da Mercedes-Benz é que ela pode responder perguntas como: “o que é aquele prédio à direita?”, ou então “qual o nome do restaurante adiante?”. Tudo isso usando informações em tempo real de mapas.