Novo Audi A3 roda em testes no Brasil com novo motor 1.5; Q5 também aparece camuflado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Modelos devem chegar este ano. A3 deve ser o primeiro modelo a ter propulsor inédito

Audi A3 Sportback
Audi A3 Sportback traz novo motor 1.5

A parada para abastecer um carro de testes se mostrou bem mais produtiva do que se podia imaginar. Isso porque a equipe do Primeira Marcha flagrou os novos Audi A3 Sportback e Q5 em um posto de combustível em São Bernardo do Campo (SP).

Enquanto o Peugeot 208 que usávamos abastecia (a avaliação será publicada em breve), o A3 Sportback com camuflagem leve encostou na bomba vizinha. Com placas de Ingolstadt (sede da empresa), o hatch trazia apenas adesivos na carroceria, sequer disfarçando o logotipo da marca alemã.

VEJA MAIS

Pouco tempo depois, um Q5 parou no mesmo posto para abastecer. Os disfarces, apesar de semelhantes, cobriam as quatro argolas. Já as placas, também da Alemanha, eram da cidade de Kelheim, nas proximidades de Ingolstadt.

O que os alemães fazem no Brasil?

Audi Q5 aparece em testes no Brasil
Mesmo com as quatro argolas cobertas, é fácil identificar o novo Audi Q5

Após o flagra, começamos a pesquisar mais sobre os modelos.

Depois de conversar com algumas fontes, descobrimos que os dois modelos rodam no Brasil para testes de durabilidade, uma fase anterior a homologação necessária para a venda local.

O lançamento dos novos Audi A3 e Q5 deve acontecer ainda em 2021. Procurada pelo Primeira Marcha, a Audi não confirmou as datas.

A3 deve estrear novo motor

Apuramos que essa unidade do A3 está no Brasil há quase 6 meses. A informação mais importante, porém, é que o hatch trazia debaixo do capô o inédito motor 1.5 turbo usado por Audi e Volkswagen.

Ele entrega os mesmos 150 cv do 1.4 turbo usado pelo A3 atual e também pelos Volkswagen Jetta e T-Cross. A diferença, porém, está na concepção, muito mais moderna. Isso significa melhores números de emissões e consumo de combustível.

Novo Audi A3 roda em testes no Brasil com novo motor 1.5; Q5 também aparece camuflado
Com rodas de aço e placas da Alemanha, o novo A3 está há meses no Brasil

Lançado em 2017, esse motor equipa, na Europa, diversos modelos vendidos aqui no Brasil. Porém, nem Audi, nem Volkswagen, se animaram em introduzir o 1.5 em nosso mercado.

A principal razão para isso é que o 1.4 turbo atual é produzido em São Carlos (SP). Para trazer o novo 1.5, a Volks teria duas opções: importar, com um câmbio altamente desfavorável, ou investir para adaptar a linha de produção no interior de São Paulo.

Nem o lançamento da nova geração do Q3 fez a Audi trazer o motor 1.5. Para mercados como Brasil e México, o modelo é produzido na Hungria utilizando o motor 1.4.

Mas a situação deve mudar exatamente com o novo A3. Ao contrário do Q3, o hatch só é produzido com o 1.5.

Q5 muda pouco

Audi Q5
Lanternas com nova disposição das luzes são uma das novidades do Q5

No caso do Q5, as mudanças são bem mais discretas. O SUV intermediário da empresa recebeu uma reestilização em meados de 2020, e deve aparecer por aqui em breve.

É preciso algum esforço para notar que a dianteira tem uma grade com moldura um pouco mais estreita, faróis remodelados e iluminados por LEDs e para-choque com as tomadas de ar redesenhadas.

Atrás, as lanternas mantiveram o contorno, mas as luzes foram reposicionadas.

Audi Q5
Audi Q5 recebeu discreto facelift

Já a cabine teve atualizações mais relevantes, com a adoção de uma central multimídia maior, de 10,1 polegadas, e, finalmente, sensível ao toque, o que refletiu na remoção do joystick no console central, abrindo espaço para um porta-objetos.

Debaixo do capô, o Q5 segue com motor 2.0 turbo de 4 cilindros. A potência, porém, deve aumentar de 252 cv para 265 cv. O câmbio é o S-Tronic, de dupla embreagem e 7 marchas.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários