Peugeot e Citroën vão lançar vans elétricas no Brasil em 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Vendedores da marca dizem que e-Jumpy e e-Expert chegam ao longo do ano, ainda sem preço definido.

Peugeot Expert elétrica

Era para ser uma rápida consulta sobre o desempenho do Peugeot 208 no mercado. Porém, a conversa com um vendedor da marca que pediu para não ser identificado acabou se transformando em uma pista sobre alguns lançamentos que Peugeot e Citroën preparam para esse ano.

Além do 208 e-GT, as francesas pretendem trazer para o país as versões elétricas das vans Peugeot Expert e Citroën Jumpy. A informação antecipada pelo vendedor também foi confirmada por outros colegas, tanto de lojas Peugeot, como Citroën.

VEJA MAIS

Procuramos Peugeot e Citroën para comentar o lançamento das vans elétricas. As empresas enviaram notas de forma separada, mas com conteúdo semelhante, destacando a eletrificação dos modelos em todo o mundo e o sucesso do segmento de veículos utilitários no Brasil.

Ambas disseram que observam “oportunidades de eletrificação” no segmento, mas que “não há previsão” de lançamento.

Por fim, Peugeot e Citroën afirmaram que não comentam planos de lançamentos. No final da matéria você pode conferir as íntegras das notas.

Sem estimativa de data ou preço

Segundo os vendedores, ainda não há uma data certa para o lançamento ou uma expectativa de preços, mas é certo que a dupla virá importada de Valenciennes, na França.

Pela incerteza quanto ao calendário, é provável que a chegada ainda demore alguns meses.

Expert tem 3 opções de comprimento da carroceria na Europa

Unindo o útil ao agradável

Em setembro do ano passado, quando lançava o 208, a chefona da então PSA no Brasil, Ana Theresa Borsari, disse que a empresa pretendia usar a versão elétrica do hatch compacto como uma porta de entrada para outros veículos do tipo.

Na ocasião, ela negou que os planos iam na direção de 3008 e 5008 eletrificados, mas não deu maiores detalhes. Agora, com a informação da rede do grupo francês, a estratégia fica mais clara.

Nos últimos anos, a PSA tem investido – com sucesso – nos veículos comerciais aqui no Brasil. Expert e Jumpy, por exemplo, tiveram mais de 3,5 mil unidades emplacadas em 2020 – 13% das vendas totais de Peugeot e Citroën no período.

Os bons resultados motivaram a empresa a unir a ofensiva nos veículos comerciais com a dos elétricos. Ainda que o objetivo não seja alcançar grandes volumes, as francesas querem marcar território nesse segmento.

Expert elétrica leva até 1 tonelada de carga

Elétricos no uso comercial

Além disso, o número de empresas que têm investido em mobilidade elétrica é crescente – basta ver que caminhões elétricos de Volkswagen, Jac Motors e até da renascida FNM conquistaram gigantes que precisam renovar suas frotas e querem fazer isso da forma mais verde possível.

Além disso, o custo por quilometro rodado em veículos elétricos é consideravelmente mais baixo. Considerando a vocação para o trabalho, o retorno financeiro pode vir mais cedo.

Por fim, grandes cidades do mundo, como Paris e Londres, já adotaram zonas de restrição de circulação para veículos a combustão, estimulando o uso de equivalentes elétricos.

Cabine é idêntica à da versão a diesel

Como são as vans elétricas

Na Europa, as versões elétricas de Jumpy e Expert possuem diversas configurações, com 3 opções de comprimento e 2 tamanhos de bateria.

Por lá, as carrocerias podem ter 4,60 m, 4,95 m ou 5,30 m. A escolha para o Brasil deve ser a maior delas, exatamente como nas versões a diesel já vendidas por aqui.

Nesse caso, a capacidade de carga é de pouco mais de 1 tonelada, cerca de 30% menos do que os 1.500 kg das opções a combustão.

Já a autonomia é de 330 km, segundo o novo ciclo global de medições. As fabricantes afiram que 80% dos usuários desse tipo de veículo rodam menos de 300 km por dia, o que viabiliza tal alcance.

As baterias de 75 kWh fornecem energia para um motor de 136 cv e 26,5 kgfm. Como comparação, os motores diesel das vans oferecidas no Brasil entregam 115 cv e 30 kgfm.

São 3 modos de condução: normal, eco e power

Ainda há 3 modos de condução:

  • Normal – indicado para o uso cotidiano. Entrega 109 cv e 21,4 kgfm;
  • Eco – indicado para otimizar o consumo de energia. Entrega 82 cv e 19,4 kgfm;
  • Potência – indicado para o desempenho idêntico ao do veículo vazio, mesmo com carga máxima. Entrega 136 cv e 26,5 kgfm.

As vans elétricas de Peugeot e Citroën ainda possuem um sistema que potencializa a regeneração dos freios, aumentando a capacidade de recarregar as baterias transformando energia cinética em elétrica.

As baterias também podem ser carregadas usando carregadores públicos. Em um aparelho de 100 kW, 80% da carga pode ser recuperada em 45 minutos.

Já em um carregador caseiro, de 11 kW, a carga completa leva 7h30.

O que disseram as marcas

Peugeot

“A Peugeot destaca a sua ofensiva na eletrificação de veículos utilitários na Europa. A eletrificação, aliás, já é uma realidade na gama da Marca ao redor de todo o planeta.

Sucesso de vendas no Brasil, os veículos utilitários leves são uma das grandes forças da Marca localmente.

Sendo o VUL um eixo estratégico, estamos, sim, atentos às oportunidades de eletrificação deste segmento também em nossa região, mas não existe nenhuma previsão para acontecer ainda.

Especificamente sobre o Expert elétrico – alvo de sua pergunta -, não comentamos sobre planos de lançamentos.”

Citroën

“Nos últimos anos, a Citroën tem investido muito forte no segmento dos utilitários leves no Brasil. Não por acaso que neste período a Marca apresentou, entre modelos e versões, 4 opções diferentes de furgões e 3 minibus, com os mais diferentes tamanhos e possibilidades de utilização, sempre com o objetivo de atender às necessidades do consumidor nos grandes centros urbanos no país.

Um dos pilares globais da marca Citroën é a oferta de soluções de mobilidade em diferentes matrizes energéticas. Na Europa, o processo de eletrificação está mais maduro. No Brasil, seguindo o direcionamento global, com olhar no futuro e sendo o VUL um eixo estratégico, estamos atentos as oportunidades de eletrificação para região no segmento de utilitários também. Mas não existe nenhuma previsão para acontecer ainda”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários