Quais cuidados devem ser tomados ao comprar um carro usado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Dicas vão desde inspeção visual até checagem de documentos.

Loja de carros usados

Quem está pesquisando diferentes modelos de carros para optar pela compra de um deve ter em mente que é essencial tomar alguns cuidados nesse processo. Se isso já é importante para veículos novos, quem dirá para os usados. 

Um automóvel que já tenha sido utilizado pode trazer alguns problemas, assim como ter pendências em relação aos documentos. Portanto, evitar situações como essas é essencial para ter satisfação com o bem adquirido. 

VEJA MAIS

Comprar um carro novo pode estar acima do orçamento do motorista, uma vez que esse tipo de veículo costuma ser mais caro e exigir alguns processos, como é o caso do emplacamento. 

Assim, comprar um veículo usado pode se mostrar mais vantajoso, trazendo um custo-benefício equilibrado para o interessado, uma vez que é possível encontrar automóveis em boas condições e que tenham preços mais atrativos. 

De qualquer modo, tal como é indispensável pesquisar para encontrar um bom serviço de tratamento de efluentes industriais, procurar com cautela por um carro já usado é importante para não ser prejudicado. 

Quem ainda não possui experiência com esse tipo de negociação precisa entender melhor quais são os cuidados que devem ser tomados para que tudo ocorra dentro do esperado.

Este artigo foi elaborado justamente para isso, de maneira que após a leitura dele é possível aplicar as dicas em uma futura compra de carro usado. 

Sendo assim, se você se interessa pelo assunto e quer saber quais são os passos que devem ser seguidos para comprar um carro usado com qualidade, continue na leitura deste conteúdo para se aprofundar no tema. 

1. Análise visual

Quem deseja comprar um carro pode encontrar uma série de possibilidades no mercado,  desde veículos que foram bem cuidados durante os seus trajetos, tal como ocorre em um processo de importação de carga, até automóveis que precisam de ajustes. 

É possível fazer essa análise de maneira visual: verificar se há amassados, descascamento da tinta, batidas e outros tipos de imperfeições que podem ser facilmente visualizadas. 

Em carros com maior tempo de fabricação, é importante verificar a qualidade da pintura, de modo que se ela permanece em ótimas condições, certamente o dono do carro se preocupava em guardá-lo sob uma cobertura para carros.

Caso contrário, é possível que a pintura apresente defeitos em breve, o que pode exigir o polimento da lataria e outros cuidados mais específicos para que não ocorra a descamação da tinta. 

Nesses casos, é importante conversar com o proprietário do veículo e entender se é possível abater parte do pagamento para que você possa ajustar defeitos ou combinar de receber o carro apenas depois de pronto. 

2. Faça um test-drive

É muito comum que, ao decidir comprar um veículo, o motorista interessado faça um test-drive, ou seja, dirija o carro por um determinado perímetro para conhecer melhor o automóvel. 

Nesse momento, é possível verificar diversas condições do veículo, tais como:

  • conservação da parte interna; 
  • alteração nos pedais;
  • problemas no câmbio e na troca de marchas;
  • estado da suspensão;
  • possíveis pendências visíveis no painel

Ao entrar no carro o motorista pode facilmente verificar as condições de conservação da parte interna, como a estrutura dos bancos e do painel do automóvel. 

Além disso, ao começar a guiar o veículo, é possível perceber se foi feita alguma alteração nos pedais de freio, acelerador e embreagem, e que podem comprometer a segurança na direção. 

Enquanto isso, ao trocar de marchas, pode-se perceber se há ruídos estranhos no câmbio, de modo a evitar prejuízos futuros. 

A suspensão também pode ser conferida ao conduzir o carro por diferentes vias, e até mesmo passando por lombadas, pois é possível perceber se as condições gerais estão em bom estado. 

Ao olhar para o painel, por exemplo, é possível conferir se os níveis de fluidos e outros componentes que podem ser verificados ali estão devidamente em dia. 

Dessa forma, as chances de ter surpresas após fechar o negócio diminuem consideravelmente, tornando a compra mais segura e satisfatória. 

3. Leve o carro para uma análise profissional

Depois de fazer os devidos testes pessoais, é importante que o interessado combine com o vendedor para levar o veículo até um mecânico de confiança, que poderá verificar cada parte do automóvel e dar o seu parecer técnico. 

Ali, o profissional pode verificar de maneira mais específica sobre o funcionamento do motor, sobre a durabilidade do kit de embreagem, sobre a conservação das peças, etc.

Além disso, caso haja a necessidade de substituir alguns elementos, ele pode indicar quais são eles e a média de preço desse tipo de serviço, para que esses detalhes possam ser discutidos na negociação de compra. 

Dessa forma, ambas as partes podem chegar a um acordo, em que os itens mais urgentes sejam ajustados ou tenham o valor abatido do preço final de venda. 

4. Pesquise a documentação

Assim como uma declaração de importação é essencial para a movimentação de uma mercadoria, a documentação de um carro é indispensável para que ele possa circular por vias públicas. 

Sendo assim, uma das etapas mais importantes do processo de compra de um automóvel usado é a verificação da documentação, de maneira que se possa verificar o atraso de pagamento de taxas veiculares e a presença de multas no registro do carro. 

Alguns tipos de restrições administrativas podem ser bastante prejudiciais ao condutor, sendo indicado que esteja tudo em ordem para uma aquisição mais segura e tranquila. 

Por isso, não deixe de solicitar o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) do automóvel para fazer uma pesquisa no DETRAN (Departamento Nacional de Trânsito) da cidade onde o carro está registrado. 

5. Consulte a taxa de desvalorização

Quem já teve um automóvel sabe que, com o passar dos anos, o seu valor de mercado vai sendo depreciado. Em alguns modelos essa desvalorização é maior do que em outros, e conhecer melhor esses índices é fundamental para não perder dinheiro. 

Muitos proprietários investem em recursos, como em um protetor de portas para carros, com o intuito de diminuir avarias no automóvel, de maneira a mantê-lo sempre bonito e em boas condições. 

A taxa de desvalorização está ligada às condições gerais do veículo, tais como a idade do automóvel, a quilometragem já rodada por ele, histórico de acidentes, alterações na estrutura, etc.

Portanto, buscar um veículo que esteja em boas condições e que tenha a maior parte da sua estrutura conservada e original é a melhor forma de adquirir um bom carro usado. 

6. Verifique o valor do seguro

Como é sabido, os roubos de veículos são uma realidade no país como um todo. Assim, independentemente do modelo de carro que se queira adquirir, investir no seguro dele é importante para não ter prejuízos caso esse problema venha a acontecer. 

A apólice do carro traz também várias vantagens como o socorro em caso de pane, que acontece com o transporte de carros até uma oficina especializada, cobertura de acidentes, troca de pneus, carro reserva e outros itens opcionais. 

Assim, ter um seguro no automóvel é importante, e verificar com antecedência o valor dele é uma forma de não ter surpresas depois da compra. 

7. Formalize a negociação

A compra de um carro deve ser feita de forma segura a formal, o que inclui a assinatura de um contrato que traga proteção para ambas as partes. 

Sendo assim, é fundamental que se registre as principais negociações realizadas para que, em caso de possíveis problemas, o comprador não seja prejudicado e tenha que arcar com situações que não tenham sido mencionadas. 

Portanto, formalizar a compra por meio de um contrato é a melhor maneira de registrar todo o processo, de anexar os comprovantes de pagamento e de ter a certeza de estar devidamente protegido perante a lei. 

Considerações finais

Comprar um carro usado pode ser bastante viável para o motorista, que pode encontrar um bom veículo sendo vendido por um preço interessante e que vai caber perfeitamente no seu orçamento. 

De qualquer modo, assim como contratar uma empresa de gerenciamento de resíduos de confiança é essencial para desfrutar de um bom atendimento, procurar um vendedor honesto e que ofereça um bom veículo é fundamental para adquirir um carro conservado. 

Justamente por isso, não deixe de seguir os cuidados mencionados neste conteúdo e tenha a certeza de seguir as etapas que vão trazer maior segurança no processo de compra e venda. 

Afinal, é seguindo dicas como essas que o comprador pode ter a tranquilidade de estar fazendo um bom negócio e de desfrutar de um carro em ótimas condições e que vai trazer mais conforto para a sua vida. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. O conteúdo é de responsabilidade do parceiro.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários