VW Polo Harlekin: versão multicolorida está de volta

Versão multicolorida do Polo fez sucesso na Europa nos anos 90.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Carro será vendido na Holanda e ‘bombou’ nos anos 90

Senhor, qual é a cor do seu carro? É…

Os anos 90 foram realmente muito loucos. Foi naquela década que tivemos o Polo Harlekin, versão bastante exótica do hatch da Volkswagen com peças da carroceria coloridas.

Curiosamente, o carro nasceu quase por acaso. A VW montou vários Polos coloridos para participarem de treinamentos da rede de concessionários.

A ideia era mostrar como era possível encomendar e personalizar seu carro por áreas. As partes eram identificadas por cores: azul para motor e chassis, amarelo para equipamentos, vermelho para opcionais e verde para cores de pintura.

Eu quero!

Esse é o Polo Harlekin original

Só que muita gente se encantou pelo carro e logo choveram pedidos. Assim, a VW decidiu ouvir os apelos e assim nascia o Polo Harlekin. O nome, aliás, foi dado em homenagem ao arlequim, figura alegre e acrobática da commedia dell’arte italiana que vestia trajes coloridos.

O processo de produção era bastante divertido. Várias unidades do Polo eram fabricadas em cinco cores. A partir daí, funcionários remontavam os carros usando gabaritos para criar as quatro combinações de tons oferecidas pela empresa. Não era possível escolher sua própria combinação.

Diz aí: você teria um?

A série insólita fez mais sucesso do que o esperado. Foram produzidas mil unidades e o Polo Harlekin ganhou ‘irmãos’ em outros mercados, como o Golf Harlequin nos Estados Unidos.

Até na Argentina tivemos uma versão similar: era o Gol Top, que vinha do… Brasil.

Nada discreto

Exótico? Feio? Bonito?

Agora a VW decidiu relançar o Polo Harlekin. Disponível apenas na Holanda, o hatch repete a fórmula multicolorida que fez sucesso 25 anos atrás.

Coincidência ou não, o alegre modelo foi revelado na última segunda-feira, conhecida no Hemisfério Norte como “Blue Monday” – ou “Segunda Azul”, em bom Português.

Pelo menos o interior não é colorido…

Esse nome foi atribuído a um estudo sociológico que classificou a terceira segunda-feira de janeiro como o “dia mais triste do ano”. Não nos perguntem o motivo, por favor.

Assim, parece que o Polo Harlekin veio em boa hora, então.

A nova versão serve como um “esquenta” para a despedida do modelo. O Polo passará pela primeira reestilização da atual geração, ganhando feições mais próximas às do Golf europeu.

Cor original do carro é identificada nas colunas – neste caso, vermelhas

A boa notícia é que a atualização também será lançada no mercado brasileiro, onde o Polo é um dos poucos modelos vendidos no Brasil em sintonia com a Europa.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários