Carro será vendido na Holanda e ‘bombou’ nos anos 90
Os anos 90 foram realmente muito loucos. Foi naquela década que tivemos o Polo Harlekin, versão bastante exótica do hatch da Volkswagen com peças da carroceria coloridas.
Curiosamente, o carro nasceu quase por acaso. A VW montou vários Polos coloridos para participarem de treinamentos da rede de concessionários.
A ideia era mostrar como era possível encomendar e personalizar seu carro por áreas. As partes eram identificadas por cores: azul para motor e chassis, amarelo para equipamentos, vermelho para opcionais e verde para cores de pintura.
Eu quero!
Só que muita gente se encantou pelo carro e logo choveram pedidos. Assim, a VW decidiu ouvir os apelos e assim nascia o Polo Harlekin. O nome, aliás, foi dado em homenagem ao arlequim, figura alegre e acrobática da commedia dell’arte italiana que vestia trajes coloridos.
O processo de produção era bastante divertido. Várias unidades do Polo eram fabricadas em cinco cores. A partir daí, funcionários remontavam os carros usando gabaritos para criar as quatro combinações de tons oferecidas pela empresa. Não era possível escolher sua própria combinação.
A série insólita fez mais sucesso do que o esperado. Foram produzidas mil unidades e o Polo Harlekin ganhou ‘irmãos’ em outros mercados, como o Golf Harlequin nos Estados Unidos.
Até na Argentina tivemos uma versão similar: era o Gol Top, que vinha do… Brasil.
Nada discreto
Agora a VW decidiu relançar o Polo Harlekin. Disponível apenas na Holanda, o hatch repete a fórmula multicolorida que fez sucesso 25 anos atrás.
Coincidência ou não, o alegre modelo foi revelado na última segunda-feira, conhecida no Hemisfério Norte como “Blue Monday” – ou “Segunda Azul”, em bom Português.
Esse nome foi atribuído a um estudo sociológico que classificou a terceira segunda-feira de janeiro como o “dia mais triste do ano”. Não nos perguntem o motivo, por favor.
Assim, parece que o Polo Harlekin veio em boa hora, então.
A nova versão serve como um “esquenta” para a despedida do modelo. O Polo passará pela primeira reestilização da atual geração, ganhando feições mais próximas às do Golf europeu.
A boa notícia é que a atualização também será lançada no mercado brasileiro, onde o Polo é um dos poucos modelos vendidos no Brasil em sintonia com a Europa.