Enquanto encerrou a produção de carros no Brasil, a Ford também realiza um plano de reestruturação na Argentina.
Segundo o jornal “La Nacion”, a marca pretende reduzir consideravelmente sua rede de concessionárias. Assim, dos 59 pontos de venda existentes na Argentina, estimativas apontam que de 12 a 15 revendas seriam fechadas.
Nesta conta já entra uma das concessionárias mais tradicionais do país: a Ford Serra Lima encerrou suas atividades depois de 114 anos vendendo carros da marca.
A estratégia é a mesma adotada no Brasil, onde estima-se que o número de concessionárias deve cair pelo menos 25%.
EcoSport turco?
Sem Ka e EcoSport (que deixaram de ser produzidos em Camaçari), os argentinos se viram como podem. A fabricante, inclusive, vai importar unidades do SUV compacto da Turquia ou Índia para atender os clientes que já haviam adquirido seus veículos.
No mercado indiano, o EcoSport está prestes a ganhar uma nova motorização.
A Ford deve adotar o motor 1.2 turbo fabricado pela Mahindra, fabricante local com quem a marca americana acaba de dissolver uma parceria. O fim do acordo, entretanto, não significa que os laços foram definitivamente cortados.
Quem comprou um Ka, entretanto, deve ter seu dinheiro devolvido, uma vez que não há como trazer modelos de outros países – o Ka vendido em alguns países da Ásia, como a Índia, é bem diferente do modelo oferecido na América do Sul.
Novidades de fora
Neste ano, a Ford deve apresentar importantes lançamentos vindos dos Estados Unidos – e também da Argentina.
O Bronco Sport já está em exibição no mercado argentino e chegará ao Brasil em breve. A picape Ranger Black e o Mustang Mach I também estão confirmados para nosso país.