Falta de sal ou excesso de pimenta podem estragar até a mais simples das receitas. Com os carros, acontece a mesma coisa. Dificilmente um carro que tem virtudes ou defeitos muito acentuados consegue alcançar boas vendas.
Toyota Corolla e Chevrolet Onix são bons exemplos disso. Equilibrados, conseguem resultados expressivos.
Versão sedã do Onix, o Prisma sempre teve boas vendas entre seus pares, sedãs compactos. Mas nunca conseguiu alçar voos mais altos nos rankings gerais.
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Após a troca de geração e de nome, ocorrida no final de 2019, o agora Onix Plus viu sua sorte virar. Em 2020 foi o terceiro carro mais vendido do país, perdendo apenas para o campeão isolado, Onix hatch e para o Hyundai HB20.
Nós avaliamos a versão topo de linha do sedã, chamada Premier 2, que custa R$ 89.830. Nos parágrafos abaixo, explicamos como a Chevrolet acertou a mão no sal e na pimenta com o modelo.
Finalmente um 3 cilindros
Depois de anos de resistência, a Chevrolet finalmente lançou uma família de motores 3 cilindros. Eles são bem mais modernos e econômicos do que os antigos 1.0 e 1.4 de 4 cilindros.
Para o Onix Plus, há duas opções: uma aspirada, de 82 cv e 10,6 kgfm e outra turbinada, com 116 cv e 16,8 kgfm, essa última avaliada por nós.
A primeira só sai de fábrica com câmbio manual de 6 marchas, enquanto a mais potente também pode receber a transmissão automática de 6 marchas.
Na comparação com os outros rivais equipados com motor turbo, o Onix Plus é o menos potente. O 1.0 do Hyundai HB20S entrega 120 cv, enquanto o Volkswagen Virtus tem 128 cv. Dos três, o propulsor da Chevrolet é o único que não tem injeção direta de combustível.
Em potência, ele também é superado pelo 1.8 aspirado de 139 cv do Fiat Cronos. Nos números, o único dos principais concorrentes que fica aquém do Onix Plus é o Toyota Yaris, empurrado por um 1.5 aspirado de 110 cv.
Mas, como diz o ditado, na prática, a teoria é outra. Junto com o HB20S, o Onix Plus é o mais ágil desse grupo, graças ao bom entrosamento entre motor e câmbio.
Assim, números de consumo de combustível também são positivos. Segundo números do Inmetro, o sedã da Chevrolet faz 8,6 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada, quando abastecido com etanol. Quando a gasolina é o combustível, o consumo é de 12 km/l e 15 km/l, respectivamente.
Grande o suficiente
O espaço é a principal qualidade que um sedã pode ter. Nesse quesito, o Onix Plus não faz feio. Com 4,47 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos, o Chevrolet fica entre os mais espaçosos de seu segmento.
Considerando os 5 sedãs pequenos mais vendidos, o Onix Plus só perde em dimensões para o Chevrolet Virtus, e supera, com alguma folga, seus outros concorrentes diretos. Veja na tabela abaixo:
modelo | comprimento | entre-eixos | porta-malas |
Chevrolet Onix Plus | 4,47m | 2,60m | 476 l |
Volkswagen Virtus | 4,48m | 2,65m | 521 l |
Hyundai HB20S | 4,26m | 2,53m | 475 l |
Fiat Cronos | 4,36m | 2,52m | 525 l |
Toyota Yaris Sedan | 4,42m | 2,55m | 473 l |
Honda Civic (2016) | 4,54m | 2,68m | 449 l |
Para dar uma dimensão de como os sedãs pequenos estão deixando de ser pequenos, o Onix Plus perde por apenas 7 cm em comprimento e 8 cm no entre-eixos para a geração anterior do Honda Civic, considerado um modelo médio.
Esse crescimento do Onix Plus em relação ao antigo Prisma também permitiu à Chevrolet matar outro sedã, o Cobalt.
E a Chevrolet ainda conseguiu fazer isso criando um carro bonito. O Onix Plus tem dimensões equilibradas e que conversam entre si, o que nem sempre é visto em sedãs.
Ele não vai se tornar um ícone de design como o Vectra do final dos anos 1990, mas é um colírio para os olhos perto do Cobalt.
Mais conectado
Na linha 2021, a única intervenção no design ainda “fresco” é a inclusão das lanternas de LED na versão Premier.
As outras novidades ficaram no interior do veículo e serão muito apreciadas por quem gosta e/ou precisa estar conectado o tempo todo.
Aliás, a conectividade é um dos maiores pontos fortes do Onix Plus, e que ajudam a explicar o sucesso do modelo.
Desde o lançamento da central multimídia MyLink com o Onix, em 2012, a Chevrolet tem popularizado tecnologias de conectividade. Na nova geração, hatch e sedã passaram a oferecer internet a bordo.
Para conectar até 7 dispositivos ao mesmo tempo, é preciso contratar um plano de dados, que utiliza um chip dedicado da Claro. Segundo a Chevrolet, o sinal é até 12 vezes mais forte do que o de um celular.
Os preços vão de R$ 29,90 a R$ 84,90 por mês.
Outra funcionalidade interessante é o carregamento de celular por indução. Só que ele se tornava um tanto quanto inútil porque o espelhamento por Android Auto ou Apple CarPlay exigia a conexão por cabo, que também acabava fazendo a função de carregamento.
Eu falo desse problema como algo do passado, porque a linha 2021 tem como principal novidade o espelhamento sem fio. Agora, é possível se conectar à central multimídia MyLink e usar o carregador por indução ao mesmo tempo.
As imagens são projetadas na tela de 8 polegadas, 1 polegada maior do que na linha 2020 e uma das mais amplas do segmento.
Mais completo e mais barato
Ampla também é a lista de equipamentos da versão topo de linha. Além dos itens já citados, o Onix Plus Premier 2 oferece faróis com acendimento automático, acesso por chave presencial, partida por botão, ar-condicionado digital, 6 airbags, rodas de 16 polegadas, bancos com estofamento parcialmente em couro, alertas de ponto cego e de colisão frontal, câmera de ré, controle de velocidade de cruzeiro e sistema de estacionamento autônomo.
Sem opcionais, o Onix Plus Premier 2 é vendido por R$ 89.830 (preço de fevereiro de 2021).
O que não é tão legal
Os acertos de direção e suspensão do Onix Plus são voltados obviamente para o conforto, como em todos os sedãs. Porém, para quem gosta de dirigir, há opções mais interessantes no mercado.
A nossa percepção é que falta um ajuste fino no tempo de resposta do acelerador e na relação da direção.
Nesses aspectos, o Volkswagen Virtus e o novo Nissan Versa se mostram mais bem acertados. O mesmo vale para a suspensão, mais rígida nesses dois sedãs do que no Onix Plus.
Por fim, se você é daquelas poucas pessoas que gostam de trocar de marcha manualmente, mesmo em carros automáticos, o Onix Plus não é para você.
O sedã só oferece trocas sequenciais por meio de uma tecla na alavanca. E, ainda assim, apenas na posição L do câmbio.
O acabamento, apesar de misturar plásticos de diferentes cores, poderia ser melhor. Ele ainda fica acima do Volkswagen Virtus, por exemplo. Porém, nesse aspecto, o novo Nissan Versa, o Hyundai HB20S e o Fiat Cronos se saem melhor.
Conclusão
O Onix Plus segue a receita de um carro campeão em vendas. Oferece o mesmo (ou até mais) do que os concorrentes, mas não é mais caro.
Além disso, seus defeitos não são maiores do que suas qualidades.
Assim, fica fácil entender as razões para o Onix Plus ter sido o terceiro carro mais vendido do Brasil em 2020.
Ficha técnica – Chevrolet Onix Plus Premier 2
Preço: R$ 89.830 (fev/2021)
Motor: 1.0, 12V, 3 cilindros em linha, turbo, flex
Potência: 116 cv a 5.500 rpm (etanol)
Torque: 16,8 kgfm a 2.000 rpm (etanol)
Câmbio: automático, 6 marchas
0 a 100 km/h: 10,4 s
Velocidade máxima: n/f
Consumo (etanol – gasolina): 8,6 km/l (urb.) / 10,9 km/l (rod.) – 12 km/l (urb.) / 15 km/l (rod.)
Dimensões: 4,47 m (comprimento) / 1,47 m (altura) / 1,73 m (largura) / 2,60 m (distância entre eixos)
Porta-malas: 476 l