Band vai transmitir Fórmula 1 por dois anos

Acordo deve ser oficializado nesta sexta-feira
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Band será a nova casa da Fórmula 1 no Brasil

As transmissões da Fórmula 1 estarão de casa nova no Brasil.

Segundo informações do jornalista Flávio Ricco, a Rede Bandeirantes de Televisão (ou simplesmente “Band”, para os íntimos) vai transmitir a maior categoria do automobilismo mundial pelas próximas duas temporadas.

É um novo (e duríssimo) golpe na Globo, que em novembro já havia perdido os direitos de transmissão da Stock Car para a Band.

Meses de impasse

A decisão representa uma das maiores reviravoltas nos direitos de transmissão da categoria, e também uma volta às origens. Isso porque a Band foi a primeira emissora de televisão a transmitir uma temporada completa da Fórmula 1 ao vivo e na íntegra, em 1980.

A partir de 1981, a Rede Globo adquiriu os direitos da categoria, transmitindo-a de maneira ininterrupta até 2020.

Em agosto do ano passado, a emissora carioca havia comunicado que renovaria o contrato. Várias concorrentes entraram no páreo, e até a TV Cultura demonstrou interesse.

Detentora dos direitos na América Latina, a Disney (dona dos canais ESPN e Fox Sports) surgiu como forte candidata.

Porém, a empresa se mostrou ciente de que precisaria de um parceiro robusto para atender os anseios da Liberty Media (atual detentora dos direitos comerciais da F1), que buscava uma exposição em TV aberta. Chegou a sondar o SBT, mas não houve acordo.

Sem acordo

Diante das indefinições, a Globo voltou atrás em novembro e chegou a renegociar com a Liberty Media. Entretanto, a própria emissora informou na noite da última quinta-feira que não havia chegado a um acordo.

“A Globo manteve negociações constantes com a FOM/Liberty Media sobre a renovação dos direitos da Fórmula 1, sempre considerando a nova realidade mundial dos direitos esportivos. Infelizmente não houve acordo. A Globo continuará a fazer a cobertura da categoria em suas plataformas para manter o fã do esporte informado sobre tudo o que acontece no mundo do automobilismo”, informou.

A Fórmula 1 acreditava que apenas a Globo teria condições (estruturais e financeiras) de oferecer uma cobertura com o retorno esperado pela Liberty Media. O Brasil é o maior mercado do mundo para a categoria em termos de audiência e o único a transmitir a categoria na televisão aberta.

De acordo com o site “Grande Prêmio”, além de mostrar as corridas na TV, a Band também oferecerá o F1 TV Pro, sistema de streaming que chega ao Brasil pela primeira vez neste ano.

Importante lembrar também que a Band conta com um nome de peso para as transmissões de automobilismo.

No fim do ano passado, a emissora paulista anunciou a contratação de Reginaldo Leme. Profissional altamente gabaritado no esporte a motor, ele foi repórter e comentarista da Globo por décadas até trocar de casa.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários