Corolla Cross: o que sabemos sobre o SUV da Toyota

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Carro deve estrear no fim do 1º trimestre deste ano

SUV será feito em Sorocaba (SP)

O segmento de SUVs médios será a bola da vez em 2021. Nada menos do que três grandes novidades serão lançadas até o fim do primeiro semestre.

Uma das mais importantes é o Toyota Corolla Cross. Projetado na Ásia, o modelo receberá diversas modificações para atender ao gosto dos clientes sul-americanos. O SUV será fabricado no Brasil e a produção abastecerá outros mercados do continente, como a Argentina.

Diante de tanta expectativa, o Primeira Marcha antecipa tudo que já sabe sobre o carro que será o maior lançamento da Toyota neste ano.

Produção no interior de SP

Fábrica de Sorocaba (SP) faz Yaris (acima) e Etios

O Corolla Cross será produzido na fábrica de Sorocaba (SP). Atualmente, lá são fabricados os modelos Etios e Yaris.

A Toyota investiu R$ 1 bilhão na modernização da planta, que já é capaz de fazer carros sobre a plataforma TNGA-C, a mesma empregada no Corolla – que sai da fábrica de Indaiatuba.

Carona na fama

Nada melhor do que aproveitar o sucesso do sedã

O nome “Corolla Cross” pode causar estranheza, mas é fácil entender a escolha. A marca decidiu pegar carona no prestígio do Corolla, referência em sedã médio no mercado brasileiro há anos.

Mesmos motores

SUV será parecido com o modelo asiático

O parentesco com o Corolla sedã não estará apenas no nome. O SUV aproveitará as mesmas motorizações do ‘primo’ famoso.

Assim, o Corolla Cross terá o motor 2.0 flex de até 177 cv nas versões mais baratas. As configurações mais caras serão movidas pelo moderno conjunto híbrido flex, formado pelo motor 1.8 a gasolina e um motor elétrico. Neste caso, a potência combinada é de 122 cv.

‘Nosso’ SUV será diferente

Distância entre eixos será maior no modelo nacional

Haverá algumas diferenças importantes no projeto do Corolla Cross nacional, segundo informações do site “Motor1”.

Por aproveitar a base do Corolla sedã, a distância entre eixos será de 2,70 m, ou 6 cm a mais do que o carro feito na Ásia. Com isso, os passageiros terão maior espaço interno.

A mudança também implica em maior comprimento, passando dos atuais 4,46 m para aproximadamente 4,52 m.

Bem recheado

Painel de instrumentos remete ao sedã

O Corolla Cross nacional deve repetir o padrão de equipamentos do modelo asiático.

Assim, não será surpresa se a versão mais cara do SUV vier com itens como 7 airbags, ar-condicionado digital de duas zonas, porta-malas com abertura elétrica, ACC, bancos de couro, e do motorista com regulagens elétricas, teto solar, faróis de LED e rodas de 18 polegadas.

O pacote de segurança deve incluir alertas de ponto cego, tráfego cruzado, colisão e permanência em faixa.

Aposta alta

Cabine também segue o padrão do Corolla

Com o Corolla Cross, a Toyota projeta obter um crescimento de 25% no mercado brasileiro.

“Estamos prestes a finalizar o último ciclo de investimentos de R$ 1 bilhão na fábrica de Sorocaba para a chegada de um novo modelo. Um produto desenvolvido para os consumidores brasileiros e latino-americanos, um projeto pensado, desde a concepção, nas necessidades e desejos desses consumidores. Com isso, mantemos o nosso compromisso de entregar melhores e mais modernas soluções de mobilidade, com tecnologia e sustentabilidade”, afirmou Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

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