Depois de imagens oficiais vazarem na internet, a Mercedes-Benz apresentou oficialmente o novo Classe C nesta terça-feira (23) na Europa.
O modelo deve chegar ao Brasil ainda esse ano, mas a Mercedes-Benz ainda não confirmou a importação do sedã.
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O Classe C anterior foi produzido no país de 2016 até o final de 2020, quando a empresa resolveu encerrar as operações na fábrica de Iracemápolis (SP).
Como é de costume, o emblemático sedã ganhou linhas inspiradas no “irmão” maior, Classe S. Além disso, a cabine se destaca pela grande central multimídia de 11,9 polegadas.
Tradicionalmente conservador, o design do Classe C está um pouco mais ousado, com faróis e lanternas bastante afilados e uma grade frontal projetada.
11,9 polegadas e controle de casa
A cabine segue igualmente os passos do Classe S. E isso inclui uma enorme central multimídia, que concentra boa parte das funções que antes eram exercidas por botões.
As saídas de ventilação, triplas na parte central, foram inspiradas na aviação. Já o volante é totalmente novo, com o logo da empresa como grande destaque ao centro.
Ainda é possível escolher a cor da iluminação interior e até controlar funções da casa do motorista, caso essa possua dispositivos inteligentes.
O Classe C ganhou um robusto pacote de assistência à condução.
O alerta de saída de faixa com correção do volante agora funciona a até 210 km/h. Já o controle de velocidade adaptativo utiliza câmeras 360 graus para detectar veículos parados e faixas adicionais.
Por fim, a condução semi-autônoma é capaz de identificar novos tipos de placas de trânsito, como alertas de pista molhada.
Híbrido de leve
Na linha regular do novo Classe C, a Mercedes vai oferecer apenas motores de 4 cilindros com um sistema híbrido leve.
Nesse caso, o gerador é responsável pela partida e por ajudar a manter o veículo em velocidade de cruzeiro. Na Europa, são 3 opções a gasolina e 2 a diesel:
- 1.5 turbo de 170 cv e 25,5 kgfm
- 1.5 turbo de 204 cv e 30,6 kgfm
- 2.0 turbo de 258 cv e 40,8 kgfm
- 2.0 turbodiesel de 200 cv e 44,9 kgfm
- 2.0 turbodiesel de 265 cv e 56,1 kgfm
Além dessas motorizações, a Mercedes ainda prometeu novas versões híbridas com carregamento na tomada. Elas devem usar esses mesmos motores como base, e terão autonomia de até 100 km no modo elétrico.
Cresceu um pouco
Nas medidas, o novo Mercedes-Benz Classe C está 6,5 cm mais comprido, chegando a 4,75 m. Entre-eixos e largura cresceram pouco, 2,5 cm e 1 cm, respectivamente, para, na ordem, 2,87 m e 1,82 m.
Por fim, o sedã está 0,9 cm mais baixo, somando 1,44 m. A capacidade do porta-malas, de 455 litros, foi mantida na nova geração.
Família composta
Além do sedã, a Mercedes-Benz também apresentou a versão perua do Classe C. Chamada de Estate, sua vinda ao Brasil é incerta. Porém, fica a nossa torcida pela importação da elegante station.
No futuro, a Mercedes deve apresentar outras variantes conhecidas do Classe C. São elas cupê, cabriolet e a esportiva, assinada pela AMG.