Vale a pena comprar um carro de leilão?

Veja dicas para fazer um bom negócio em leilões
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Leilão realizado pelo Detran/DF – Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Comprar um carro é o desejo de muitas pessoas, mas nem sempre eles são encontrados com preços acessíveis no mercado. Dessa maneira, uma modalidade que se torna interessante para adquirir o veículo próprio é participar de leilões.

No entanto, há uma série de dúvidas sobre esse assunto e sobre como realizar um bom negócio, uma vez que nem sempre o pagamento de preços menores significa que o bem adquirido está em perfeitas condições. 

VEJA MAIS

Fazer a compra de qualquer produto, seja de uma fechadura eletroímã ou de um automóvel, exige pesquisa e análises, para garantir que tudo ocorra conforme o esperado. 

Nesse sentido, saber como escolher e dar um lance em um carro de leilão é o segredo do sucesso de uma negociação vantajosa, que faz com que a fama desse tipo de negócio venha crescendo no mercado. 

Quem nunca teve contato com leilões certamente possui uma série de dúvidas a respeito do funcionamento deles, e entender isso é parte importante do processo de aquisição de um carro por essa modalidade. 

Afinal, é preciso saber avaliar uma boa oportunidade, levando em conta fatores como modelo de veículo, preço e condições gerais do automóvel. 

Ao compreender como fazer isso, o futuro comprador pode ser agraciado com a compra de um carro em bom estado, que poderá surpreendê-lo positivamente nos próximos anos de uso.

Caso contrário, essa pode ser uma negociação desvantajosa, que certamente despertará a insatisfação com o processo. 

Sendo assim, se você quer entender como funciona um leilão, o que verificar para fazer uma compra assertiva e evitar um golpe, este artigo pode te ajudar. Por isso, siga na leitura dele e entenda melhor sobre essa possibilidade de adquirir o seu veículo. 

Como é feito um leilão?

Leilão pode ser presencial ou online. Foto: Tribunal de Justiça do Amapá

Muitas pessoas já viram cenas de filmes onde há um palco com um leiloeiro oferecendo obras de arte com um pequeno martelo na mão, e uma plateia de interessados erguendo os braços para dizer o quanto pagam por aquele item.

De fato, a dinâmica de um leilão segue essa lógica, a de reunir pessoas interessadas em adquirir um determinado item, que pode ser desde uma câmera de monitoramento até um automóvel ou mesmo um imóvel, e que dizem o quanto estão dispostas a pagar.

Quando se fala especificamente de leilão de carros, é preciso entender como o processo é trabalhado, para que quem deseja participar dele não tenha dúvidas em relação a isso. 

Em primeiro lugar, é necessário saber que os veículos presentes em uma rodada de vendas podem ter procedências diferentes, sendo as principais:

  • Recuperação de financiamentos;
  • Recuperação de roubos;
  • Carros batidos declarados como perda total;
  • Veículos de locadoras de automóveis;
  • Modelos exclusivos.

Como é sabido, nem sempre quem faz o financiamento de um carro consegue arcar com os custos das mensalidades. Nesse caso, a financiadora acaba por recolher o automóvel e encaminhá-lo para leilão, de modo a recuperar parte do seu prejuízo. 

Ao mesmo tempo, esses veículos também podem ser recuperados de um roubo, o que quer dizer que eles tiveram a sua origem de uma seguradora de automóveis. 

Nesse mesmo sentido, é possível ver que alguns modelos de carros que foram batidos e declarados como perda total costumam ser incluídos nos leilões de automóveis, sendo vendidos como sucata. 

Outro tipo de procedência inclui a frota de veículos de locadoras, que após certo tempo de uso renovam o seu pátio de carros e encaminham os modelos antigos para leilões. 

Por fim, algumas montadoras também acreditam nos leilões para realizar a venda de modelos exclusivos de automóveis. 

Dessa maneira, assim como se pesquisa as referências de uma empresa de gerenciamento de resíduos antes de contratá-la, saber em que tipo de carro você está dando um lance é fundamental para ter a tranquilidade de fazer um bom negócio. 

Para quem se interessa em participar dessa modalidade de compra, encontrar um leilão depende do formato que você deseja participar. 

Atualmente, existem leilões presenciais, virtuais e simultâneos. Isso quer dizer que é possível ir a um local físico, realizar o cadastro em um site ou participar daqueles que acolhem lances de pessoas que estão no endereço físico do leilão ou por meio da internet. 

O que verificar antes de dar um lance?

Leilão presencial de veículos. Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Um dos receios mais comuns de quem quer participar de um leilão é o de cair em golpes. No entanto, é possível evitar esse tipo de inconveniente ao tomar alguns cuidados específicos no momento de realizar a compra. 

Assim como na compra e instalação de um controle de acesso é preciso ter conhecimento técnico para garantir a segurança do local, em um leilão automotivo é importante saber o que verificar para adquirir o carro de modo confiável. 

O primeiro ponto com que é necessário se preocupar é sobre a idoneidade do promotor do evento, sabendo se ele cumpre com as normas desse tipo de trabalho, verificando se o histórico de vendas é positivo e se os compradores saíram satisfeitos do leilão. 

Além disso, é interessante analisar o tipo de leilão do qual se vai participar. Afinal, ele pode ser organizado por uma montadora, por uma seguradora, por uma locadora ou por outros tipos de empresas. 

Nesse caso, o comprador conseguirá saber de modo mais claro sobre a procedência dos veículos, tendo uma maior consciência de que os carros de locadora podem ter uma maior quilometragem rodada, e que os de uma seguradora podem ter sido batidos. 

Isso é importante porque, assim como se analisa os benefícios de produtos e materiais de limpeza antes de comprá-los, o interessado em dar um lance no automóvel pode ter mais subsídios para saber se aquela aquisição faz sentido para ele. 

Por fim, é possível conhecer melhor um carro de leilão com a ajuda de um mecânico profissional, que pode fazer uma pequena análise no carro para ter a certeza de que ele está em boas condições. 

Ver o carro antes de dar um lance pode ser crucial para fazer um bom negócio. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília.

Sendo assim, é comum encontrar profissionais da área em leilões, justamente pela sua capacidade de oferecer um diagnóstico mais preciso sobre as condições técnicas daquele veículo. 

Ao seguir essas dicas, o comprador que deseja participar de um lance pode ter a tranquilidade de realizá-lo com maior segurança, tendo a convicção de poder adquirir um modelo de leilão que esteja adequado para o tipo de uso que ele fará. 

Dúvidas comuns sobre leilão de automóveis

Do mesmo modo que uma pessoa que não sabe como funciona um sistema de gerenciamento de transporte quer entender o que precisa ser feito antes de contratar o serviço, quem participa de um leilão também tem dúvidas sobre ele. 

Por isso, confira algumas respostas para as questões mais comuns envolvendo o assunto. 

1. Como saber quais são as condições do carro?

Em geral, na abertura de um lote para o recebimento de lances, é possível verificar a descrição dos automóveis que estão naquele grupo. 

Assim, o comprador poderá entender se um determinado veículo foi batido, recuperado ou se ele está sendo comercializado como sucata, por exemplo. 

2. Como fica a documentação do veículo?

Tal como em um consorcio contemplado, a documentação em dia é um fator importante para poder desfrutar do bem. Nesse caso, quando se adquire um carro de leilão, o comprador terá um prazo para regularizá-lo. 

É comum que a empresa responsável pela venda dê entrada no processo junto aos órgãos competentes, e que o novo proprietário conduza-o posteriormente. 

Vale a pena lembrar que é fundamental estar com a documentação em dia para poder transitar com o veículo em segurança. 

3. É possível fazer o seguro de um carro de leilão?

Estando com a documentação em dia, o comprador pode ter uma maior tranquilidade ao pedir uma cotação de seguro e ter o seu pedido deferido pela seguradora. 

Nesse caso, é indicado entrar em contato com várias empresas, recebendo as propostas delas e analisando qual se encaixa melhor no seu perfil. 

Assim, é possível ter a certeza de proteger o seu carro de roubos, além de ter um suporte caso ocorram batidas e panes, da mesma forma que ocorre em apólices de carros novos e usados adquiridos em outros formatos de venda. 

Considerações finais

Os leilões de automóveis costumam ocorrer com frequência, sendo uma possibilidade para quem quer adquirir um carro com um valor abaixo do encontrado no mercado, tendo consciência da procedência do automóvel.

Isso é importante para que a negociação se torne realmente vantajosa e clara, justamente porque ela pode oferecer benefícios para quem quer comprar um carro e sabe o que esperar nesse tipo de modalidade. 

Sendo assim, é fundamental conhecer um carro de leilão, de maneira que seja possível entender se aquela negociação pode valer a pena para o comprador, trazendo, dessa maneira, a satisfação com o carro que foi arrematado. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários