Veja quais cuidados tomar com a estética do carro

Dicas vão desde a limpeza da cabine até a funilaria
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Lavagem de carro. Foto: Fora do Eixo

Ter um veículo é o sonho de muitas pessoas. Então, quem já conquistou esse bem precisa ter um grande cuidado e capricho. Inclusive, os cuidados com a estética do carro são necessários para preservá-lo por mais tempo e evitar que diversos problemas apareçam.

Então, você leva ao mecânico, deixa as revisões em dia e faz todas as manutenções necessárias. Isso é ótimo e garante que toda a parte elétrica e mecânica de seu carro, bem como os pneus, estejam em perfeitas condições.

Mas e quanto à estética do carro? Você se preocupa com ela? Geralmente, os proprietários de veículos se limitam a manter o veículo sem amassados e minimamente limpos.

VEJA MAIS

Isso evita que o veículo tenha um aspecto muito ruim, mas existem outros cuidados que podem melhorar a aparência dele. E quanto mais bonito e conservado for o seu carro, melhor para você.

Portanto, cuidar do funcionamento geral do carro é essencial, mas esta não é a única parte que importa. Estar atento à estética dele e investir em alguns cuidados também otimiza seu tempo de vida e seu uso.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância dos cuidados estéticos, mostrar alguns procedimentos necessários e quais são os processos que você pode fazer em casa.

Importância dos cuidados estéticos

Um carro é um bem útil, pois ele facilita nossa vida e nossa locomoção. Enfrentar o transporte público não é fácil, por isso, precisamos valorizar os automóveis e cuidar muito bem deles.

Os cuidados básicos são necessários e não devem ser negligenciados, como as revisões e manutenções periódicas, alinhamento, balanceamento e troca de pneus.

Também precisamos garantir a segurança dele, instalando centrais de alarme, contratando seguros e rastreadores, entre outros procedimentos. Contudo, a aparência do veículo também é importante.

Por exemplo, mantê-lo sempre limpo e higienizado evita o acúmulo de fungos, bactérias e ácaros, que podem ser prejudiciais à saúde do motorista e dos passageiros, e também ao próprio funcionamento do veículo.

Cuidar da lataria é importante também, visto que alguns amassados, dependendo de sua gravidade, podem atrapalhar o pleno desempenho do seu carro.

Encerar o veículo melhora a estética do carro
Polimento da carroceria é uma etapa importante na estética automotiva. Foto: Prostooleh

Além disso, carros amassados ou riscados são esteticamente desagradáveis e causam a impressão de desleixo. Ademais, nós sabemos que o ideal é trocar o veículo depois de certo tempo de uso, sendo que uma estética descuidada tende a desvalorizá-lo.

Muitas pessoas deixam de comprar um carro por conta de um simples arranhão, e é exatamente por isso que quando vamos a uma concessionária, mesmo os carros usados têm a lataria em ordem.

Então, se você não quer perder dinheiro quando for trocar o seu veículo, precisa se atentar não só ao seu funcionamento, como também a sua estética.

Hoje em dia, existem muitos procedimentos realizados por empresa de pintura de carro, funilarias e estabelecimentos de higienização veicular que se dedicam à parte estética. No próximo tópico, vamos mostrar quais são esses cuidados.     

Limpeza do motor é importante para causar uma boa impressão. Foto: Divulgação/DryWash

Cuidados necessários com a estética veicular

Hoje em dia, muito se fala em detailing, um termo em inglês que significa “detalhamento”, e se refere aos cuidados quanto à estética dos carros.

Muitos motoristas são adeptos dessas práticas e investem desde em soluções mais básicas até as mais detalhadas e complexas.

Elas recuperam o carro que teve sua lataria severamente danificada em acidentes, e também oferecem cuidados minuciosos no automóvel. Então, dentre esses procedimentos, temos:

Pintura

Muitos proprietários de automóveis procuram os serviços de pintura, uma vez que eles podem ser realizados em qualquer tipo de veículo.

Trata-se de um procedimento simples, mas que não deve ser realizado em casa, pois existem técnicas apropriadas, que evitam manchas e atingem o resultado esperado.

Assim como você precisa de um profissional para instalar painéis acústicos em sua residência, também precisa procurar uma empresa especializada em pintura de carros.

Os profissionais dessas empresas se atentam a processos como a tonalização, que é quando a lataria não foi pintada por completo, evitando que uma parte fique em um tom diferente.

Para resolver problemas de pintura pontuais, como aqueles provenientes de arranhões mais profundos, é imprescindível que a restauração seja feita por um profissional de sua confiança.

Também se atente à cor presente na documentação do veículo e, se quiser mudá-la, deve consultar as normas do Código de Trânsito Brasileiro. Se a cor for completamente alterada, é necessário providenciar um novo documento, para evitar as penalidades das leis de trânsito.

Espelhamento

Aplicar uma camada de verniz é importante em veículos novos e usados, assim como garantir a segurança deles por meio de uma empresa de monitoramento.

A superfície do seu carro pode ser danificada por muitos elementos do dia a dia, como pólen de flores, fezes de pássaros, poluição, entre outros fatores comuns.

O espelhamento é um procedimento feito por profissionais para aumentar a proteção da superfície e pintura. É utilizado um produto que protege a camada de verniz, que tem durabilidade de 6 meses e garante o brilho por mais tempo.

Funilaria

Funilaria e estética do carro
Funilarias podem resolver pequenos problemas na carroceria. Foto: Divulgação/CNI

A funilaria cuida da recuperação da lataria dos carros por meio de vários procedimentos, como o martelinho de ouro, que cuida de reparos menores.

Neste caso, são usadas técnicas e ferramentas que desamassam o automóvel sem interferir na pintura. É como se ele nunca estivesse amassado.

Os serviços de funilaria, de um modo geral, devem ser procurados sempre que houver algum dano visível no carro, independentemente de seu tamanho ou gravidade.

Higienização semanal

Lavar o carro por fora é importante, mas garantir que ele esteja sempre limpo e bem higienizado por dentro é a melhor forma de cuidar de suas peças e acessórios, e também da segurança de motoristas e passageiros.

Assim como no caso de montagem de painel elétrico, que deve ser feita por profissionais, a higienização semanal deve ser feita por uma empresa especializada. Isso porque, com o passar do tempo, o veículo pode apresentar:

  • Mau cheiro;
  • Poeira;
  • Ácaros;
  • Manchas;
  • Bactérias;
  • Fungos.

Estas e outras situações prejudicam a saúde dos ocupantes do automóvel e também dele próprio. Para que fique perfeitamente limpo, os profissionais fazem uma higienização completa no teto, vidros, bancos, cintos, carpetes, painéis, etc.

O ideal é fazê-la semanalmente ou, no máximo, a cada 6 meses. Assim, você mantém seu carro limpo e com cheirinho de novo.

Todos esses procedimentos devem ser feitos por profissionais, assim como no caso de recuperação de prata. Portanto, você deve procurar aqueles de sua confiança ou pedir recomendações para amigos e familiares.

Caso não conheça alguém que possa indicá-los, uma boa dica é procurar na internet. Para garantir um bom serviço, leia a opinião de outros clientes nos sites e redes sociais das empresas, bem como faça orçamentos para fechar bons negócios.

Conheça alguns cuidados em casa

Existem os cuidados que devem ser feitos por profissionais, como recarga de extintores, mas também têm aqueles que podem ser feitos em casa, como aplicação de esmalte sintético automotivo.

Você mesmo pode fazer para reparar pequenos danos, mas em casos de superfícies maiores, deve ser feito apenas por profissionais.

Para usar o esmalte sintético adequadamente, aplique de 3 a 4 passadas cruzadas na superfície danificada, com intervalos de 5 a 10 minutos entre elas. Não se esqueça de higienizar a parte danificada antes de começar o procedimento.

Outro cuidado simples com a estética, mas que faz toda a diferença é usar capa nos estofados do carro. Ademais, você também cuida bem do seu veículo, investindo na segurança dele com empresa de manutenção de câmeras na sua casa, por exemplo.

Para fazer valer a pena todo o seu esforço, cuidar dos bancos é imprescindível. Existem capas impermeáveis que são recomendáveis para quem tem criança ou carrega animais no carro.

Elas evitam o acúmulo de poeira e ácaros no estofado e também protegem em casos de derramamento de líquidos, alimentos, etc.

Esse cuidado é importante porque a situação dos bancos pesa muito na hora de vender ou trocar o automóvel. Bancos sujos, manchados, empoeirados, com rasgos e furos desvalorizam o veículo.

Então, para não sair no prejuízo e garantir um bom negócio quando chegar a hora, proteja o estofado com capas de qualidade.

Por fim, outro cuidado simples e que deixa o interior do carro mais agradável é o uso de aromatizantes. Aquele cheiro de novo que a gente tanto gosta pode fazer parte do seu automóvel, independentemente de seu ano de fabricação.

Os aromatizantes podem ser encontrados em qualquer loja de itens automotivos, sendo que o valor é bem acessível.  

Conclusão

Cuidar da estética do carro é um investimento que garante bons retornos. Quanto mais bem cuidado ele estiver, melhor será na hora de vender ou trocar.

Com as dicas que demos aqui, temos certeza de que seu veículo estará sempre novo e preservado, garantindo todo o conforto e segurança que você precisa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários