Ninguém contesta o sucesso da Fiat Strada. Mesmo com mais de 20 anos nas costas, a picape seguia soberana no segmento de picapes leves. E aparentemente resistiria mais duas décadas sem alterações que as vendas não despencariam.
Felizmente não foi assim que a Fiat pensou. A nova Strada estreou em junho de 2020 com duas importantes missões. A primeira era honrar o legado deixado por sua antecessora, que literalmente trabalhou pesado para chegar ao topo. E a segunda? Ampliar a liderança que àquela altura durava quase 20 anos.
A Fiat precisava renovar um produto tão importante sem mexer em time que está ganhando. E foi esperta: resolveu algumas das maiores deficiências da Strada sem investir um caminhão de dinheiro.
Agora todas as versões podem ser encomendadas com uma cabine dupla de verdade. Ou seja, com quatro portas e espaço interno minimamente decente para cinco passageiros.
Design
O Primeira Marcha avaliou a nova Strada Volcano, que atualmente custa R$ 88.406 (em março de 2021). Quando equipada com todos os opcionais, a picape salta para R$ 91.916.
O design causou boa impressão. As linhas modernas foram claramente inspiradas na Toro. O formato das portas traseiras e o desenho das lanternas são dois elementos que aproximam as duas picapes.
Na frente, os faróis são parecidos com os do Argo, mas são mais modernos. Na versão Volcano, eles trazem iluminação full LED, inexistente nos demais modelos da Fiat. E espero que você tenha gostado do visual porque ele será a inspiração para os futuros lançamentos da marca no país.
A grade frontal ainda ostenta o novo logotipo da marca italiana, com letras garrafais em vez da antiga logomarca com fundo vermelho. Na frente existe também uma referência ao antigo logotipo da Fiat com as cores da bandeira da Itália. Ambos fazem parte da nova identidade visual da empresa, já replicada em Cronos, Argo e Mobi.
Desempenho
A versão de entrada Endurance é a única que preservou o motor 1.4 Fire de até 88 cv. O restante da gama vem com o bom 1.3 Firefly de quatro cilindros em linha.
São 109 cv/101 cv e torque máximo de 14,2 kgfm/13,7 kgfm. Inicialmente a picape será vendida apenas com câmbio manual de cinco marchas. Porém, a Fiat já confirmou a chegada da transmissão do tipo CVT, que deve ocorrer ainda em 2021.
No dia-a-dia, a nova Strada Volcano mostra desempenho superior ao antigo Fire de 1,4 litro. Mas poderia ter mais pique com lotação máxima, especialmente se a caçamba estiver lotada com os 650 kg de capacidade de carga.
Os números de consumo são razoáveis. As médias do Inmetro são de 8,4 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol e 12,1 km/l no perímetro urbano e 13,3 km/l nas rodovias se a escolha for pela gasolina.
A direção com assistência elétrica facilita as manobras e a Strada apresenta comportamento dinâmico próximo a de um automóvel de passeio. A suspensão traseira com feixe de molas, uma das maiores virtudes para quem usa a picape para trabalhar, permaneceu na nova geração. E não prejudica o conforto como antes.
Espaço interno e conteúdo
Evidentemente a nova Strada é uma evolução significativa diante da rival. Mas, apesar das mudanças, isso não significa que ela ficou mais requintada. Várias peças vêm de outros carros da marca, e o painel guarda muitas semelhanças com o Mobi. Nada mais lógico: o subcompacto também emprestou outros componentes da carroceria, como o para-brisa e as portas dianteiras.
As saídas de ar-condicionado e o painel de instrumentos são algumas características herdadas do menor dos Fiat. Nova mesmo é a boa central multimídia UConnect. Além da tela de sete polegadas, ela oferece boa navegabilidade e recursos inéditos. Um deles é o espelhamento de smartphone sem a necessidade de fios.
Sem a posição de dirigir excessivamente alta da antiga Strada, a picape ganhou muito em conforto. Mesmo assim, o motorista viaja levemente deslocado para a esquerda. Enfim uma cabine dupla de verdade, ela traz mais espaço no banco de trás. Porém, ainda não é suficiente para que três adultos viajem com conforto.
A nova Strada Volcano sai de fábrica com itens como 4 airbags, bancos revestidos em couro e tecido, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, câmera de ré, protetor de caçamba, protetor de cárter, rodas de liga leve de 15 polegadas calçadas com pneus de uso misto e sensores de estacionamento traseiros.
A Strada traz ainda o sistema de controle de tração off-road chamado E-Locker. Substituto do antigo Locker, ele transfere mais torque para a roda com maior aderência. Com isso, ele permite vencer obstáculos com maior facilidade e até sair de atoleiros leves.
Os únicos opcionais são as rodas de liga leve de 16 polegadas (R$ 2.594) e as pinturas sólidas Branco Banchisa ou Vermelho Montecarlo (R$ 916), as metálicas Prata Bari ou Cinza Silverstone (R$ 2.340) e a perolizada Branco Alaska (R$ 2.544).
Vale a pena?
Sim. Não há concorrente à altura da Strada em sua categoria, e nem em categorias superiores. Além da boa relação custo-benefício (impossível de ser igualada por picapes maiores e mais caras), ela finalmente corrigiu a maioria dos problemas da antiga geração.
Com uma cabine dupla “de verdade” e mais conforto a bordo, a picape desponta como alternativa viável para um carro de família. E ainda traz a vantagem de oferecer uma caçamba com espaço para as viagens.
Assim, não será surpreendente se a Strada fechar o ano de 2021 na liderança geral de vendas. Até porque a produção do Onix está temporariamente suspensa.