A Volkswagen do Brasil revelou nesta sexta-feira (19) que vai suspender a produção de veículos em suas fábricas. Segundo a montadora, a decisão foi tomada por conta do “agravamento do número de casos da pandemia e o aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI”.
A medida atinge todas as plantas da empresa no país, localizadas nos estados de São Paulo e Paraná. Os empregados da área administrativa atuarão em trabalho remoto
A pausa será de 12 dias corridos e começa a vigorar na próxima quarta-feira, 24 de março. Em comunicado, a VW diz que apenas as atividades essenciais serão mantidas.
A VW afirma que a medida foi tomada em conjunto com os Sindicatos locais.
A Volkswagen é a primeira montadora a paralisar a produção de carros por conta da pandemia em 2021. Chevrolet e Honda suspenderam a produção de alguns modelos por conta da falta de componentes.
A indústria automotiva vem sendo duramente afetada pelo Covid-19. A falta de matéria-prima está causando problemas na produção de autopeças. Consequentemente, as montadoras estão tendo problemas para atender à demanda.
Outro problema (este atingindo toda a economia nacional) é a alta recorrente nos preços. No setor automotivo, a valorização do dólar está influenciando diretamente nos valores dos carros.