A Anfavea, associação das fabricantes, divulgou nesta sexta-feira (5) a produção de veículos no Brasil em fevereiro. Ao todo, foram 197 mil carros, caminhões e ônibus fabricados, número 3,5% menor do que no mesmo mês de 2020.
Na comparação com janeiro, houve praticamente estabilidade, com índice 1,3% menor.
VEJA MAIS
No entanto, o resultado é o pior para o mês de fevereiro desde 2016. Apenas nas comparações mensais, fevereiro teve a menor produção desde a retomada total da indústria, em julho do ano passado.
Veja a produção de veículos no Brasil em fevereiro por segmento:
- automóveis: 155.069 (-10,6% que em fevereiro de 2020);
- comerciais leves: 28.572 (+49,6%);
- caminhões: 11.805 (+29,3%);
- ônibus: 1.589 (-37,8%).
Falta de insumos
O tema mais recorrente da apresentação da Anfavea foi a falta de insumos para a produção, que fez empresas como Chevrolet e Honda paralisarem suas fábricas.
“A pandemia trouxe uma crise na oferta de produtos, porque nem todo mundo voltou na mesma velocidade”, disse Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea.
Para Moraes, esse problema deve ser resolvido já nos próximos meses, com a normalização no fornecimento de materiais como plásticos e borrachas.
Por outro lado, o problema global de fornecimento de chips semicondutores ainda deve acompanhar a indústria até o final do ano, segundo Moraes.
A questão tem afetado a indústria global, e fez grande parte das fabricantes pausarem a produção em todo o mundo nas últimas semanas.