Startup quer tornar venda de carros tão fácil quanto reservar um quarto de hotel

Karvi chegou ao Brasil há cerca um ano
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Carro usado certificado da Karvi é aposta para expansão do serviço.
Karvi começou a certificar carros usados

A venda de carros pela internet engatinha no Brasil. Mesmo em sites de anúncio como OLX e Mercado Livre, os clientes raramente fecham a compra na própria plataforma das empresas. Mas, se depender de startups como a Karvi, isso deve mudar drasticamente nos próximos anos.

VEJA MAIS

A grande aposta da Karvi é transformar a venda de carros online da mesma forma que sites como Booking e Trivago fizeram com quartos de hotéis alguns anos atrás.

O objetivo da empresa é bastante simples, como define seu CEO, o argentino Matías Fernández Barrio. “Queremos melhorar a qualidade das vendas de veículos novos e seminovos”.

Quando Barrio fala em qualidade, quer dizer um negócio mais vantajoso para lojistas e clientes. O serviço de Karvi vai além dos classificados.

Karvi quer ‘mais qualidade’

Para tentar aumentar essa tão falada qualidade, a empresa atua de ponta a ponta, desde a entrada de um carro no estoque da loja até a entrega do veículo já vendido para o cliente.

Hoje, há 1.000 concessionárias cadastradas na plataforma (de um total de 4.000 no país). Entre os lojistas multimarcas, são 300, de um total de 40.000. Porém, essa modalidade teve início em janeiro.

Os planos de expansão são ambiciosos. Até o final do ano que vem, o objetivo é ter 2.500 concessionárias e 8 mil lojistas parceiros. 

Karvi pretende mudar forma de lojas venderem carros usados
Loja de carros usados

Como funciona?

Hoje, a Karvi reúne e gerencia os estoques de todas as lojas parceiras. “Podemos dizer quais são os modelos, marcas, versões e preços em cada concessionária”, afirma Barrio.

Com essa ampla base de dados, também é possível auxiliar os lojistas a ajustarem os preços de acordo com oferta e demanda.

O passo seguinte, e principal aposta da Karvi para melhorar o processo de venda de carros, foi dado em janeiro, com o lançamento de um serviço de certificação de veículos.

Nesse caso, ao contrário dos anúncios convencionais, gratuitos, existe a cobrança de uma comissão de 2% quando a venda é concretizada na plataforma da startup.

Inspeção e fotógrafos

Nessa etapa, a Karvi faz uma inspeção de 150 itens do veículo, além de contratar fotógrafos profissionais para registrarem os modelos e elaborar um anúncio de melhor aparência.

“As fotos, em geral, são ruins, de forma informal e sem um padrão. As inspeções mecânicas não existem”, explica o executivo.

Junto com a inspeção, a Karvi ainda oferece para o cliente a garantia de um ano após a compra, algo praticamente inexistente no mercado de usados, que, de praxe, dá 90 dias, apenas para motor e câmbio.

Atualmente, dos 10 mil anúncios disponíveis na plataforma, cerca de 100 são da modalidade “seminovos certificados”. Porém, como o serviço tendo sido lançado em janeiro, o balanço da empresa é bastante positivo.

Ainda estão previstas parcerias com seguradores e financeiras, para que o pagamento seja facilitado e o carro já saia da loja assegurado.

Compra sem sair de casa

Aliás, se o cliente ainda preferir fechar todo o negócio sem sair de casa e receber o veículo a domicílio, também pode. Só que esse ainda é um serviço que ainda representa uma minoria das vendas.

“Nos mercados mais desenvolvidos da Europa, com 10 anos desse tipo de serviço, 10% das vendas são com entregas nas casas, sem que o cliente nunca visite a loja. Devemos chegar a níveis parecidos nos próximos anos”, diz Barrio.

Com esse pacote de serviços, a Karvi espera crescer nas duas pontas do mercado: atraindo lojistas que não são tão habituados com vendas digitais ao mesmo tempo que atende a clientes que buscam maior segurança na hora de investir dezenas de milhares de reais.

Os próximos passos ainda incluem a adoção de um sistema de inteligência artificial para realizar a inspeção dos 150 itens. Atualmente, o serviço é feito por peritos contratados pela Karvi.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários