Avaliação: Citroën C4 Cactus continua bom de andar, mas perdeu apelo de preço baixo

Ele tem porte de hatch médio, mas é vendido no Brasil como SUV compacto
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Quando foi lançado, em 2018, o Citroën C4 Cactus trazia motor turbo, visual moderno e equipamentos, até então, raros no segmento, como frenagem automática de emergência. Tudo isso por até R$ 15 mil a menos do que seus rivais.

Passados quase 3 anos, o modelo continua agradando o motorista ao proporcionar uma dirigibilidade apurada. Só que a vantagem do preço mais em conta praticamente desapareceu. Hoje, o C4 Cactus chega a R$ 124.990, e está mais próximo das versões topo de linha de rivais lançados depois, como o Chevrolet Tracker, que sai por R$ 126.830.

SUV foi lançado em 2018

VEJA MAIS

Ao menos o Citroën não perdeu o posto de SUV compacto mais potente do Brasil. Os 173 cv vêm do já conhecido motor 1.6 THP. Ele está acoplado ao câmbio automático de 6 marchas, que proporciona trocas suaves e silenciosas.

Apesar de ser bastante ágil, o acerto da suspensão é voltado ao conforto. Méritos para a Citroën que, apesar de não ter trazido os batentes hidráulicos do modelo europeu, conseguiu um resultado quase tão bom quanto o do Jeep Renegade, que utiliza arquitetura multilink.

Em termos de equipamentos, o Cactus também se destaca positivamente. Ele tem ar-condicionado digital, acendimento automático dos faroís, sensor de chuva, frenagem automática de emergência, acesso por chave presencial, partida por botão e central multimídia com conexões Android Auto e Apple CarPlay.

Porém, mesmo com os esforços em fazer o Cactus parecer um SUV compacto, suas medidas o colocam abaixo da média do segmento. São apenas 4,17 metros de comprimento. Menos do que um Volkswagen Nivus. O entre-eixos, de 2,60 m é bom, mas a largura de 1,72 m, equivalente à de um hatch compacto, faz com que o espaço seja restrito apenas para 4 adultos.

No porta-malas, vão os mesmos 320 litros de um Jeep Renegade, apenas 30 litros a mais do que um Renault Kwid.

Vale a pena?

Vale. Mas só se você fizer muita questão do desempenho muito acima da média ou se considera apenas um Citroën.

O C4 Cactus é um ótimo veículo. Mas, por esse preço, é possível levar para casa o moderníssimo Volkswagen Nivus, que é mais completo, oferece praticamente o mesmo espaço interno, porta-malas maior. Só que custa quase R$ 15 mil a menos.

Ficha técnica – Citroën C4 Cactus Shine THP Pack

Preço: R$ 124.990 (abr/2021)

Motor: 1.6, 16V, 4 cilindros em linha, turbo flex

Potência: 173 cv a 6.000 rpm

Torque: 24,5 kgfm a 1.400 rpm

Câmbio: automático, 6 marchas

0 a 100 km/h: 7,3 segundos

Velocidade máxima: 212 km/h

Consumo (etanol/gasolina): 7,2/10,4 km/l (urb.) / 8,9/12,6 km/l (rod.)

Dimensões: 4,17 m (comprimento) / 1,56 m (altura) / 1,72 m (largura) / 2,60 m (distância entre eixos)

Porta-malas: 320 l

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários