A Fiat Toro 2022 foi lançada nesta quinta-feira (22). A picape chega nas lojas em maio trazendo atualizações visuais, mecânicas e com uma lista de equipamentos reforçada.
São nove versões, que combinam três motores, três transmissões e trações 4×2 ou 4×4. E uma das melhores notícias é que os preços são os mesmos da linha anterior, ainda que isso indique que o modelo 2021 estava com os valores inflacionados. Veja todos os valores:
- Endurance 1.8 flex – R$ 114.590
- Endurance 1.3 turboflex – R$ 119.590
- Endurance 2.0 turbodiesel – R$ 152.990
- Freedom 1.3 turboflex – R$ 131.890
- Freedom 2.0 turbodiesel – R$ 164.390
- Volcano 1.3 turboflex – R$ 144.990
- Volcano 2.0 turbodiesel – R$ 177.690
- Ultra 2.0 turbodiesel – R$ 185.490
- Ranch 2.0 turbodiesel – R$ 187.490
Motorizações
A Toro é o primeiro modelo da Fiat a ser equipado com os novos motores turboflex baseados na família Firefly. O 1.3 de 4 cilindros entrega até 185 cavalos e 27,5 kgfm com etanol.
Ele é um dos motores mais modernos produzidos no Brasil, com injeção direta de combustível, bloco construído em alumínio e tecnologia Multijet, que permite maior controle da duração e da elevação das válvulas de admissão.
O motor 1.3 turbo está associado ao câmbio automático de 6 marchas. Já a motorização 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm foi mantida, e sai de fábrica com tração 4×4 e câmbio automático de 9 marchas.
Quem também segue na linha Toro é o motor 1.8 flex aspirado de até 139 cv. Porém, agora ele é oferecido somente na versão de entrada, Endurance.
VEJA MAIS
- Stellantis começa a produzir o novo motor 1.3 turbo para Fiat e Jeep
- Jeep Renegade ainda é uma boa compra?
- Inscreva-se no nosso canal no YouTube
Visual renovado
O visual sempre foi um dos pontos fortes da Toro. Lançada em 2016, ela logo se tornou um dos veículos mais vendidos do país. Nessa atualização de meio de geração, os designers da Fiat seguiram um caminho mais conservador, sem mudanças nas laterais ou na traseira.
Na dianteira, a Toro incorpora a nova identidade de marca da fabricante, trocando o logotipo do escudo pela inscrição Fiat em letras maiúsculas. Além disso, a estilosa bandeira italiana formada pelas tradicionais quatro barras está presente na grade frontal.
Porém, há diferenças de acordo com as versões. Para Endurance, Fredom e Volcano, a barra cromada superior, que antes acomodava o logotipo, agora percorre toda a dianteira sem interrupções.
O letreiro Fiat desceu para a grade com 4 barras, sendo duas delas, que contornam o conjunto principal de faróis, cromadas.
Já nas configurações topo de linha, a dianteira se parece com as picapes da Ram. Isso porque a grade assumiu formato hexagonal em vez dos filetes. Nesse caso, o símbolo da Fiat parece “flutuar” na parte central.
Ainda há uma diferença no acabamento da grade. Na versão Ultra, ela é na cor grafite, enquanto na Ranch, o visual é cromado.
Tecnologia
Além do visual atualizado e da nova motorização turboflex, a Fiat Toro 2022 ainda incorporou equipamentos de tecnologia e segurança, assim como aconteceu recentemente com o Compass.
Entre as novidades, estão o novo quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, disponível em todas as versões, a central multimídia maior, de 10,1 polegadas com orientação vertical e pareamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, carregador de celular por indução e Wi-fi para os ocupantes.
O serviço é oferecido pela Tim, e será grátis nos primeiros 30 dias. Após esse período, os clientes poderão escolher 3 pacotes, com as mensalidades abaixo:
- Basico 5GB com áudio book por R$ 30
- Padrão 10GB com Waze (ilimitado) por R$ 50
- Premium de 40GB com os mesmos conteúdos do pacote anterior adicionando o Cartoon Networks por R$ 100
Toro mais conectada
A Fiat ainda está lançando na Toro seu pacote de serviços conectados, chamado Connect Me. Com ele, o usuário pode acessar diversas informações do veículo na própria central multimídia, no celular, smartwatch ou mesmo no assistente pessoal da Amazon.
Entre os recursos disponíveis, estão acesso ao nível de combustível, status de manutenção do veículo, possibilidade de pedido de ajuda em caso de acidente ou pane e assistente de recuperação do veículo em caso de roubo ou furto.
O serviço é semelhante ao que Chevrolet e Volvo já oferecem no Brasil com OnStar e OnCall, respectivamente.
Segurança melhorou
Em termos de segurança, a Fiat Toro 2022 passa a contar com um pacote comporto por frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa (sem correção) e farol auto com regulagem automática do facho.
Esse pacote é item de série nas versões Ranch e Ultra e opcional para as configurações Freedom e Volcano.
Apesar de ter um certo detalhamento dos itens, a Fiat não revelou exatamente quais são os equipamentos específicos de cada versão.