Os sinais já haviam sido dados quando uma fonte afirmou que a produção do Volkswagen Up seria encerrada até maio.
A confirmação oficial, porém, veio nesta quarta-feira (7), quando a Volkswagen anunciou que a produção do pequeno estava encerrada na unidade de Taubaté (SP) depois de 7 anos. No comunicado, a fabricante disse que a decisão “segue a estratégia de renovação do portfólio”, e que o “up! é um marco para o desenvolvimento de veículos da Volkswagen, em termos de segurança e performance”.
VEJA MAIS
- Volkswagen confirma Polo Track como novo ‘popular’ para substituir Gol, Fox e Up
- Inscreva-se no nosso canal no YouTube
O subcompacto foi lançado em 2014, e se tornou o primeiro veículo da categoria a conseguir nota máxima nos testes de colisão do Latin NCAP.
Coube ao pequenino up! a primazia de ser o pioneiro veículo da Volkswagen a ter o motor 1.0 turbo TSI produzido no Brasil.
Fruto de um projeto nascido na Alemanha, o up! podia não ser unanimidade em design, mas sempre foi referência em dirigibilidade e economia de combustível.
Vendas desapontaram
Porém, algumas estratégias equivocadas da Volkswagen acabaram impedindo que o modelo fizesse o sucesso esperado na época do lançamento.
Tanto é que seu melhor ano em vendas foi justamente na estreia, em 2014, quando conseguiu emplacar quase 60 mil unidades. Esse número jamais seria repetido nos anos seguintes. Pelo contrário. Dali em diante, a cada ano, os resultados foram piorando, chegando ao menor nível em 2020, quando teve menos de 7 mil exemplares comercializados em todo o país.
Nesses 7 anos, foram emplacadas pouco mais de 227 mil unidades do up!. O modelo também era exportado para países das Américas do Sul e Central.
Recentemente, o up! era vendido apenas com o motor 1.0 TSI de 105 cv. No lançamento, porém, seu motor era o 1.0 de 3 cilindros aspirado de até 82 cv.
Espaço para o Polo Track
Encerrar a produção do up vai permitir que a Volkswagen faça um movimento já anunciado anteriormente: abrir espaço para o Polo Track, que chega ainda esse ano como o novo modelo de entrada da fabricante.
A confirmação aconteceu no último mês, em uma apresentação dos planos globais da empresa.
“O plano de reestruturação para o Brasil inclui a realização de ajustes nas plantas reduzindo o número de turnos e com um maior uso local da plataforma MQB por meio do novo produto, Polo Track como um modelo de entrada para a região. Ele vai ter potencial de ser exportado para fora da América do Sul”, disse Alexander Seitz, membro do conselho do Grupo Volkswagen.
A produção do Polo Track será na fábrica de Taubaté, de onde saía o up!, e ainda são produzidos Gol e Voyage.
Em comum, os três utilizam plataformas mais antigas da Volkswagen, o que deixa o futuro de Gol e Voyage em aberto, já que a fábrica vai receber investimentos para a introdução da plataforma MQB usada pelo Polo.