Audi e Senna: uma história com o Brasil

Tricampeão mundial de Fórmula 1 trouxe marca para cá em 1994
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Ayrton Senna foi responsável por trazer a Audi para o Brasil (foto: Claudio Larangeira/Audi)

Todo 1º de maio é uma data triste para os fãs de automobilismo no mundo inteiro. Há 27 anos, Ayrton Senna da Silva faleceu após um forte acidente durante o Grande Prêmio de San Marino, realizado em Ímola.

Além das saudades, Ayrton deixou um legado muito importante para as gerações subsequentes. Prova disso é o trabalho realizado pelo Instituto Ayrton Senna, que educa crianças carentes e forma cidadãos mais responsáveis.

Senna também deixou sua marca na indústria automotiva de uma maneira muito importante. Afinal, foi ele o responsável por trazer a Audi para o Brasil.

Meta: 100 carros por mês

Até então uma marca quase desconhecida no país, a Audi desembarcou por aqui em 1994. O tricampeão mundial de Fórmula 1 criou uma empresa especialmente para trazer os carros para cá, a Senna Import. Seu irmão Leonardo também era um dos sócios da empresa.

“Os carros da Audi sempre me agradaram pelo design elegante e pela esportividade. Com acabamento de alta qualidade e tecnologia de ponta, esses carros alemães têm tudo para agradar o consumidor brasileiro que pouco conhece o potencial da marca”, disse Ayrton, antes de embarcar para Ingolstadt (Alemanha), em novembro de 1993 para assinatura do contrato com a empresa.

Na época, o objetivo era vender 100 unidades por mês. Inicialmente, Ayrton trouxe os modelos 80 e 100. Nos anos seguintes a oferta cresceria com outros ícones da marca, como o cupê TT e a lendária RS2 Avant.

Audi e Senna: vínculos eternos

Audi S2 dirigido por Senna foi localizado recentemente

A parceria entre Audi e Senna durou até 2005, quando a Audi AG assumiu as operações no Brasil. Antes disso, em 1999, a empresa já havia decidido fabricar o A3 na planta de São José dos Pinhais (PR), onde dividia as operações com a Volkswagen.

Primeiro A3 Sedan nacional foi personalizado por Eduardo Kobra

Mesmo depois do término do contrato, a Audi manteve relações estreitas com a família do tricampeão. No final de 2015, a Audi personalizou o primeiro A3 Sedan nacional em alusão a Ayrton, com projeto do famoso artista Eduardo Kobra.

Recentemente, durante o lançamento do novo A4, a empresa exibiu o raro sedã S2 com o qual Ayrton realizou testes com a imprensa especializada. O carro está nas mãos de um colecionador, que, até então, sequer sabia do passado de glórias de seu carro.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários