Os serviços de locação e assinatura de veículos estão crescendo rapidamente no Brasil, a ponto de até montadoras ingressarem no segmento. Mas parece que o consumidor ainda não abre mão de comprar seu carro.
É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Marketing & Consumer Insights da ESPM – NUMA sobre o comportamento do consumidor em relação ao dinheiro.
Foram entrevistadas virtualmente 577 pessoas — de menores de 18 anos a maiores de 65 anos. Desse total, 69% eram mulheres, 45% tinham entre 19 e 25 anos de idade, 72% eram solteiros e 48% não tinham renda própria.
Entre os participantes, 85% disseram que preferem comprar um automóvel em vez de alugá-lo.
“Apesar do surgimento de novas modalidades de locação, ainda fica evidente a vontade da posse de bens pelos entrevistados”, diz Helder Haddad, professor e pesquisador do NUMA ESPM.
Pesquisa da ESPM revela perfis de compra
O estudo faz uma importante constatação de perfis atitudinais. Os sustentáveis são ligados a marcas relacionadas à responsabilidade socioambiental, fazem coleta seletiva e são atraídos pela ideia do transporte público e veículos compartilhados.
“Apesar da orientação sustentável, não necessariamente eles abrem mão de consumir e ter a posse do bem”, diz Haddad. “Ainda existe uma diferença entre uma real atitude de comportamento e uma intenção de agir.”
Os materialistas gostam de novidades e se presenteiam quando atingem objetivos pessoais. Aceitam pagar caro por produtos quando sabem que terão uma boa experiência.
O terceiro grupo é dos racionais econômicos. Eles pesquisam preços e estão sempre dispostos a fazer a melhor compra possível, seguindo a lógica do custo-benefício.
“No caso de automóvel, mais de 80% optariam pela compra de um carro. Mesmo entre os sustentáveis, apenas 20% preferem alugar. Entre os materialistas cai para 16% a predisposição para alugar um carro e para 10% entre os racionais”, afirma Haddad.