Soja poderá ser usada como pagamento de veículos de Fiat, Jeep e Ram

Prática conhecida como barter trade será testada com 1.200 produtores rurais
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Ram 1500
Ram 1500 pode ser comprada com soja

Já pensou poder usar parte da sua safra para comprar um novo veículo para sua fazenda?

É exatamente isso que a Stellantis está fazendo em um programa recém-lançado, como mostra reportagem dos nossos parceiros do Automotive Business.

Essa prática é conhecida como barter trade (troca ou permuta, em inglês), e permite, no caso da Stellantis, que o produtor rural compre carros das marcas Fiat, Jeep e Ram usando grãos de soja.

VEJA MAIS

A modalidade vai começar como um programa piloto destinado inicialmente a um grupo selecionado de 1.200 produtores dos Estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Bahia, Paraná e Pará.

O programa varia de acordo com a marca. Na Fiat, que chamou seu programa de Agro Fácil Fiat, os modelos disponíveis são as picapes Toro e Strada (exceto a versão Volcano) e o furgão Fiorino.

Na Jeep, o serviço tem o nome Barter é Jeep, e podem ser adquiridos Renegade, Compass, Wrangler e Grand Cherokee. Por fim, na Ram, com seu Barter Ram, são oferecidas as picapes 1500 e 2500.

Fiat Strada
Fiat Strada poderá ser paga com soja para produtores rurais

Como funciona

A operação de barter trade já é bem conhecida e muito utilizada pelo setor do agronegócio, porém não é feita simplesmente levando os sacos de grãos até a concessionária.

É preciso definir qual será o valor exato dos bens envolvidos, depois a cotação básica da commodity agrícola (no caso a soja para o programa de Fiat, Jeep e Ram) e, por fim, fazer uma liquidação financeira, já incluindo o seguro.

A iniciativa é uma boa oportunidade tanto para os produtores rurais, que ganham uma facilidade para renovar sua frota ou adquirir novos veículos para a propriedade, quanto para a Stellantis, que criou uma ferramenta para aumentar suas vendas dentro de um grupo que tem apresentado bom resultado financeiro ao longo dos últimos anos.

“Essa parceria inovadora incrementará as vendas da Stellantis no setor do agronegócio e permitirá aos produtores rurais a renovação de frotas e aquisição de veículos de maneira facilitada. A modalidade da operação barter trade será uma maneira ágil para fomentar negócios com produtores rurais, uma vez que utilizará uma modalidade de pagamento com a qual eles já estão familiarizados. É um modelo de negócio que oferece segurança e previsibilidade aos produtores”, explica Fabio Meira, diretor de vendas diretas da Stellantis.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários