Faz tempo que modelos como Jeep Renegade, VW T-Cross e Nissan Kicks estão entre os mais vendidos do país. O fenômeno dos SUVs compactos veio para ficar, e a tendência é que os utilitários esportivos se proliferem no futuro.
É por isso que outros modelos se fortaleceram com a popularização dos SUVs. São os casos de aventureiros como Hyundai HB20X e Renault Stepway. Antes esquecida, a dupla voltou com força total e já desponta como alternativas aos SUVs das respectivas marcas.
Só não dá para falar que eles são acessíveis. O aumento desenfreado dos preços fez com que ambos custassem praticamente o mesmo. Enquanto o HB20X Diamond Plus sai por R$ 94.490, o Stepway Iconic está tecnicamente empatado com R$ 94.290.
Assim, ambos ficam perigosamente próximos – ou até acima – das versões de entrada dos SUVs. O recém-lançado VW T-Cross Sense, por exemplo, está à venda por pouco mais de R$ 92 mil.
Mesmo assim, eles ainda são opções consideradas por quem procura um carro menor sem abrir mão da aparência diferenciada que os aventureiros e SUVs oferecem.
Design: Stepway é mais clássico
A segunda geração do HB20 não teve a mesma (ótima) aceitação de seu antecessor. Mas o estilo controverso ficou um pouco melhor no HB20X.
As linhas rebuscadas combinam com os detalhes plásticos espalhados pela carroceria. Nesta versão, o estilo fica mais próximo do conceito Saga, que foi a fonte de inspiração para o HB20 atual. Por dentro, o HB20X traz detalhes na cor vermelha, que combinam bem com a cabine mais sóbria – e de acabamento muito bom.
Já o Stepway acompanhou as mudanças realizadas na linha Sandero em 2018. As mudanças mais expressivas aconteceram na traseira, que ganhou lanternas horizontais. Na versão, as lentes são translúcidas e tem acabamento escurecido de bom gosto.
Por dentro, o modelo da Renault é mais discreto do que o HB20X. Outro ponto que distancia os rivais está no acabamento, que é de qualidade inferior no Stepway.
No geral, apesar de controverso, o HB20X tem mais personalidade e reforça a característica aventureira nos acessórios. Só que o estilo é mais harmonioso no Stepway – e ele vence essa briga.
Desempenho: HB20X leva vantagem
A estratégia da Hyundai colocou o motor 1.0 turbo apenas no HB20. Restou ao HB20X o antigo 1.6 16V da primeira geração, mas com melhorias que também foram aplicadas no Creta. Assim, o propulsor entrega 130 cv/123 cv e torque máximo de 16,5 kgfm/16 kgfm. O câmbio é o já conhecido automático de seis marchas.
A motorização do Stepway também é velha conhecida no país. Presente em vários modelos da marca (como Duster e Captur), o 1.6 16V da família SCe entrega 118 cv/115 cv e torque máximo de 16 kgfm. A transmissão é do tipo CVT.
O HB20X se beneficia de um casamento mais feliz entre motor e transmissão. Mesmo com um comportamento levemente áspero em baixas rotações, o hatch da Hyundai é mais esperto nas acelerações e retomadas.
Já o Stepway não combina com os motoristas mais apressados. A transmissão CVT prejudica o Renault nas acelerações e é preciso exigir bastante do hatch para não perder o embalo nas retomadas quando carregado.
No consumo, o HB20X é mais econômico. Ele faz 8,1 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol no tanque. Se o combustível for gasolina, as médias são de 11,7 km/l em perímetro urbano e 13,3 km/l na estrada.
O Stepway, por sua vez, faz 7,7 km/l na cidade e 8,3 km/l na estrada com etanol. Se a escolha for gasolina, os números são quase idênticos: 11,5 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.
Vida a bordo: HB20X trata melhor os passageiros
Assim como na geração anterior, o HB20X se destaca pelo acabamento de qualidade. Os plásticos são bem encaixados e a variedade de texturas disfarça a origem mais humilde do modelo.
Neste ponto, o Hyundai tem larga vantagem para o Stepway, cujo acabamento é cheio de plásticos de qualidade bem mais simples. Nota-se também uma preocupação maior com detalhes que transmitam um ar mais sofisticado, como o painel semidigital e a combinação de cores pela cabine.
O Renault, porém, dá o troco no espaço interno. Poucos carros em sua categoria são tão generosos neste ponto. Passageiros mais altos não se sentem acanhados no banco de trás do Stepway. Há bom espaço para joelhos, ombros e cabeça. No HB20X, a vida é um pouco menos folgada, embora o carro tenha melhorado em relação ao seu antecessor.
Mesmo sendo 10 cm mais comprido, o Stepway não oferece um porta-malas tão generoso diante de seu rival. São 320 litros de capacidade (curiosamente o mesmo de um Jeep Renegade) contra 300 litros do HB20X.
Pelo acabamento de melhor qualidade e por não ser tão acanhado frente ao concorrente, o HB20X vence.
Equipamentos: HB20X é mais completo
As semelhanças continuam no pacote de equipamentos das versões mais caras. Hyundai HB20X e Renault Stepway saem de fábrica com itens como 4 airbags, controles de estabilidade e de tração, piloto automático com limitador de velocidade, câmera de ré, rodas de liga leve, faróis de neblina, bancos revestidos em couro sintético e sistema start-stop.
Só o HB20X traz destravamento das portas sem chave e partida do motor por botão, enquanto o Stepway vem com ar-condicionado digital – o do Hyundai é do tipo analógico com uma tela que simula o funcionamento digital.
A central multimídia do HB20X é muito mais moderna e sensitiva ao toque do que a Media Nav do Stepway. Pelo menos os dois têm suporte a Android Auto e Apple CarPlay.
Veredicto: HB20X leva a melhor
Apesar de custarem quase a mesma coisa, Hyundai HB20X e Renault Stepway são bem diferentes. O compacto da Hyundai é mais moderno, bem acabado e entrega desempenho superior. Já o aventureiro da Renault tem um design mais harmonioso e é mais indicado para quem precisa de espaço interno. No geral, o HB20X é superior ao Stepway