Volkswagen vai parar novamente a produção por falta de peças

Medida vale por 10 dias, e só não afeta a fábrica de Taubaté
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Fábrica da Volkswagen em São Bernardo vai ficar parada por 10 dias
Fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo

A Volkswagen anunciou nesta sexta-feira (11) que vai paralisar a produção por 10 dias em suas fábricas no Brasil. O motivo é a falta de componentes semicondutores utilizados na montagem de seus automóveis, e a informação é dos nossos parceiros do Automotive Business.

A decisão da Volkswagen em paralisar a produção vale para as fábricas de São Bernardo do Campo e São Carlos (SP) e de São José dos Pinhais (PR) e começa em 21 de junho. Apenas Taubaté (SP) segue com a operação normal.

VEJA MAIS

Essa é a segunda parada de produção da Volkswagen em menos de 15 dias. No último dia 31 de maio, a montadora comunicou que interromperia as atividades também por 10 dias, dessa vez nas fábricas de São José dos Pinhais e de Taubaté (SP).

Essas unidades são responsáveis por produzir os modelos Nivus, Polo, Virtus e Saveiro (São Bernardo) e Fox e T-Cross (São José dos Pinhais), além da fabricação de motores (São Carlos).

Com isso, os únicos modelos que não serão atingidos pela paralisação serão o Gol e o Voyage, que são montados na planta de Taubaté, que está retornando agora da parada decretada em maio.

Em um longo comunicado oficial (leia abaixo), a empresa explica as razões que levaram à nova parada.

“Uma escassez significativa de capacidades de semicondutores está levando a vários gargalos de fornecimento em muitas indústrias globalmente (telecomunicação, computação, eletroeletrônicos e smartphones). Isso também gerou problemas no abastecimento da indústria automotiva ao redor do mundo desde a virada do ano. O resultado são adaptações em toda a indústria na produção de automóveis, o que também afeta as marcas do Grupo Volkswagen.

Nos últimos meses, o time da Volkswagen do Brasil tem trabalhado intensamente, em parceria com a matriz e fornecedores, para minimizar os efeitos da escassez de semicondutores para a produção em suas fábricas no Brasil. Entretanto, o cenário atual não demonstra o encaminhamento para uma solução definitiva visando a normalização do fornecimento de chips. Ao contrário, há sérios riscos de agravamento dessa situação nas próximas semanas.

Com base nisso, a Volkswagen do Brasil comunica a paralisação das operações de suas áreas produtivas nas fábricas de São Bernardo do Campo e São Carlos, no Estado de São Paulo, e de São José dos Pinhais, no Estado do Paraná, a partir de 21 de junho, pelo período de 10 dias.

Novas paralisações não estão descartadas futuramente caso o cenário global de fornecimento de semicondutores permaneça crítico, impactando diretamente as atividades de produção da empresa no Brasil.”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários