A Fiat Automóveis faz 45 anos de atividades no Brasil. Foi no dia 9 de julho de 1976 que o primeiro automóvel saiu da fábrica de Betim (MG).
A efeméride acontece no momento em que a Fiat retomou a liderança de vendas no país. No primeiro semestre, a empresa voltou ao primeiro lugar com 22,1% de participação de mercado. Além disso, a Fiat também é líder na América do Sul, com participação acumulada de 14,8%.
Maior fábrica da América Latina
A Fiat é a maior estrela da constelação do grupo Stellantis. Hoje, a fábrica mineira é o centro de um polo automotivo que concentra 120 fornecedores nos arredores de Betim.
O Polo Automotivo Fiat é a maior fábrica de veículos da América Latina e uma das maiores do mundo. Em uma área de 2,2 milhões de metros quadrados, a marca pode produzir 700 mil automóveis e comerciais leves por ano e 1,3 milhão de unidades de motores e transmissões .
Desde sua fundação, foram produzidos mais de 16 milhões de veículos. O primeiro modelo nacional foi o 147, que também foi o primeiro carro movido a álcool do país e o primeiro automóvel com motor transversal do Brasil.
O pequenino Fiat foi apenas o primeiro capítulo de uma marca que ficou famosa por suas inovações. Nos anos 90, os italianos difundiram o segmento de populares com o Uno Mille.
Aquela década também ficou marcada pelas estreias do Uno Turbo, o primeiro carro nacional equipado com turbocompressor de fábrica, e o Tempra, um projeto moderno que trazia cabeçote de 16 válvulas. O sedã, aliás, foi um dos carros mais velozes de sua época na versão Turbo, que chegava a 165 cv.
Fiat faz 45 anos em ótimo momento
A Fiat entrou em uma nova era em meados dos anos 2000, quando a Strada assumiu a liderança das picapes leves. Desde então, o modelo nunca foi desbancado e chegou até a ser o carro mais vendido do país. Estes feitos aconteceram por conta de várias inovações, como a carroceria de cabine dupla – a primeira na categoria.
O Palio chegou ao primeiro lugar em 2014, mas logo foi desbancado pelo Chevrolet Onix. Em 2021, a Fiat vive um excelente momento. Além de ter retomado a liderança de vendas no país, cinco modelos da Stellantis ficaram entre os 10 mais vendidos em junho.
E o futuro?
Os próximos anos serão agitados para a Stellantis – e sobretudo para a Fiat. Neste ano, a marca lançará novas versões de seus modelos mais populares, como a Strada com câmbio CVT. A novidade mais importante chega no último trimestre. Trata-se do Pulse, o primeiro SUV compacto da marca italiana e que já teve seu visual revelado.
Para 2022, a Fiat prepara a estreia de um segundo utilitário esportivo Este será um SUV cupê baseado no Cronos, cujo objetivo será encarar de frente nomes como VW T-Cross e Chevrolet Tracker.