Fiat faz 45 anos em sua melhor fase no Brasil

Marca retomou liderança nas vendas do país em 2021
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Fábrica de Betim (MG) é uma das maiores do mundo

A Fiat Automóveis faz 45 anos de atividades no Brasil. Foi no dia 9 de julho de 1976 que o primeiro automóvel saiu da fábrica de Betim (MG).

A efeméride acontece no momento em que a Fiat retomou a liderança de vendas no país. No primeiro semestre, a empresa voltou ao primeiro lugar com 22,1% de participação de mercado. Além disso, a Fiat também é líder na América do Sul, com participação acumulada de 14,8%.

Maior fábrica da América Latina

Fiat emprega 13 mil funcionários em Betim

A Fiat é a maior estrela da constelação do grupo Stellantis. Hoje, a fábrica mineira é o centro de um polo automotivo que concentra 120 fornecedores nos arredores de Betim.

O Polo Automotivo Fiat é a maior fábrica de veículos da América Latina e uma das maiores do mundo. Em uma área de 2,2 milhões de metros quadrados, a marca pode produzir 700 mil automóveis e comerciais leves por ano e 1,3 milhão de unidades de motores e transmissões .

Desde sua fundação, foram produzidos mais de 16 milhões de veículos. O primeiro modelo nacional foi o 147, que também foi o primeiro carro movido a álcool do país e o primeiro automóvel com motor transversal do Brasil.

O pequenino Fiat foi apenas o primeiro capítulo de uma marca que ficou famosa por suas inovações. Nos anos 90, os italianos difundiram o segmento de populares com o Uno Mille.

Aquela década também ficou marcada pelas estreias do Uno Turbo, o primeiro carro nacional equipado com turbocompressor de fábrica, e o Tempra, um projeto moderno que trazia cabeçote de 16 válvulas. O sedã, aliás, foi um dos carros mais velozes de sua época na versão Turbo, que chegava a 165 cv.

Fiat faz 45 anos em ótimo momento

A Fiat entrou em uma nova era em meados dos anos 2000, quando a Strada assumiu a liderança das picapes leves. Desde então, o modelo nunca foi desbancado e chegou até a ser o carro mais vendido do país. Estes feitos aconteceram por conta de várias inovações, como a carroceria de cabine dupla – a primeira na categoria.

O Palio chegou ao primeiro lugar em 2014, mas logo foi desbancado pelo Chevrolet Onix. Em 2021, a Fiat vive um excelente momento. Além de ter retomado a liderança de vendas no país, cinco modelos da Stellantis ficaram entre os 10 mais vendidos em junho.

E o futuro?

Os próximos anos serão agitados para a Stellantis – e sobretudo para a Fiat. Neste ano, a marca lançará novas versões de seus modelos mais populares, como a Strada com câmbio CVT. A novidade mais importante chega no último trimestre. Trata-se do Pulse, o primeiro SUV compacto da marca italiana e que já teve seu visual revelado.

Para 2022, a Fiat prepara a estreia de um segundo utilitário esportivo Este será um SUV cupê baseado no Cronos, cujo objetivo será encarar de frente nomes como VW T-Cross e Chevrolet Tracker.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários