Hyundai HB20 x Fiat Argo: qual é mais capaz de pegar a liderança do Chevrolet Onix

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Com a produção do Onix parada desde abril pela falta de semicondutores, a Chevrolet viu a liderança do mercado alcançada pelo modelo em 2015 “escorrer pelas mãos”. Até o fim de junho, ele já havia sido superado por Fiat Strada, Hyundai HB20 e Fiat Argo, os dois últimos concorrentes diretos também no segmento de hatches compactos.

Falando em HB20 e Argo, resolvemos comparar os dois modelos, e mostrar qual deles é o mais apto para ocupar a lacuna deixada pelo Onix.

VEJA MAIS

Argo HB20
Comparativo: Fiat Argo x Hyundai HB20

Para esse comparativo, selecionamos as versões básicas dos dois modelos – algo raro de ver nas frotas de imprensa das fabricantes. O Fiat Argo mais barato sequer tem sobrenome, é chamado apenas de 1.0 Flex. Ele é vendido por R$ 62.690, enquanto o Hyundai HB20 Sense é tabelado em R$ 59.890.

Equipamentos

Fiat Argo
Fiat Argo 1.0 não tem rádio

Apesar de ser mais caro, o Argo tem menos itens de série do que o rival. A lista do Fiat é bastante enxuta, e traz apenas o essencial para um carro novo de 2021: ar-condicionado, direção, vidros e travas elétricos, volante com regulagem de altura, computador de bordo e chave do tipo canivete com função de destravamento das portas.

Se você preza pelo silêncio a bordo, o único som que pode te incomodar é o ronco do motor. Isso porque o Argo não tem rádio nem na lista de equipamentos opcionais. Se quiser, o proprietário deve instalar o som como acessório.

O HB20 tem todos os itens listados acima, com exceção da chave canivete. Aliás, a chave do HB20 é bastante simples, e não inclui sequer um botão para abrir as portas. Fora isso, o hatch produzido em Piracicaba (SP) tem rádio com conexões USB e Bluetooth, comandos de som no volante, controles de tração e estabilidade e airbags laterais.

Pelo conjunto da obra, a chave semelhante à de uma empilhadeira não é um problema, diante dos demais recursos que o HB20 oferece.

Interior do Hyundai HB20 Sense

Motor

Se o HB20 leva a melhor nos equipamentos, a disputa é bastante parelha na motorização. Hyundai e Fiat lançam mão de unidades de 3 cilindros e 1 litro naturalmente aspiradas.

A Fiat aposta no Firefly de 77 cv e 10,9 kgfm de torque, que fazem o Argo acelerar de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos. Nessa mesma prova, o HB20 é 1,2 segundo mais lento. O 1.0 Kappa do Hyundai é mais potente, com 80 cv, mas tem um pouco menos de torque, chegando a 10,2 kgfm.

A dupla também se equivale no consumo de combustível. Segundo o Inmetro, o Argo é um pouco mais eficiente na cidade, enquanto o HB20 leva a melhor na estrada. Veja os números na tabela abaixo:

CICLOFIAT ARGOHYUNDAI HB20
CIDADE (E)9,3 km/l9,1 km/l
ESTRADA (E)10 km/l10,1 km/l
CIDADE (G)13,2 km/l12,8 km/l
ESTRADA (G)14,2 km/l14,6 km/l

Como andam

Design e comportamento dinâmico de Argo e HB20 são os dois pontos de maior distanciamento entre o Fiat e o Hyundai.

Começando pelo desenho, o Argo tem traços típicos de uma fabricante italiana: mesmo sendo um modelo de entrada, é bem desenhado, com linhas que encantam. Já o HB20 seguiu o caminho da ousadia na reestilização profunda de 2019: traços com recortes angulados e proporções de gosto duvidoso.

Versão de entrada Sense é a mais vendida da linha

Eles igualmente ficam em direções opostas quando o assunto é dinâmica de condução. O Argo tem câmbio com engates “moles” e direção e suspensão igualmente macias. É um dos carros mais fáceis de guiar.

Estar ao volante do HB20 já faz o motorista perceber que o Hyundai é mais indicado para quem gosta de guiar. A posição de dirigir é mais baixa, e o banco “abraça” mais o corpo. Câmbio com engates e relações mais curtas e a suspensão mais firme só reforçam a (boa) sensação.

Entre os 1.0 aspirados, talvez seja o que mais consegue arrancar sorrisos do motorista, dentro das limitações de um carro do tipo.

Fiat Argo 1.0
Fiat Argo 1.0

Espaço interno

Mais um quesito em que os dois ficam praticamente empatados. Ambos levam até 300 litros de bagagens no porta-malas. Apesar de ser 6 cm mais curto do que o Argo (4,00 m), o HB20 (3,94 m) tem 1 cm a mais no entre-eixos (2,53 m x 2,52 m). Só que na prática, o espaço interno é o mesmo.

Isso significa que apenas 4 adultos viajam com algum conforto. Um quinto ocupante pode sofrer com aperto nas pernas e nos ombros, já que o 1,72 m de largura dos dois hatches não é nenhum latifúndio.

Conclusão

Deixando de lado o desenho polêmico, o Hyundai HB20, com certa vantagem sobre o Fiat Argo, se mostra mais pronto para assumir a posição deixada pelo Chevrolet Onix. Ele é mais completo, mais gostoso e dirigir e mais barato.

Nesse caso, aquele famoso ditado, que pede perdão às feias e ressalta que beleza é fundamental, não poderia estar mais equivocado.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários