Mercedes-Benz lança o eActros, primeiro caminhão elétrico da marca

Autonomia de 400 km é garantida por até 4 conjuntos de baterias
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
caminhão elétrico
eActros é o primeiro caminhão elétrico da Mercedes-Benz

A divisão de caminhões da Mercedes-Benz lançou nesta quarta-feira (30) na Alemanha o eActros, seu primeiro caminhão totalmente elétrico. A reportagem é dos nossos parceiros do Automotive Business.

O eActros tem como maior destaque o conjunto motriz, formado por dois motores elétricos que entregam até 543 cv. O câmbio automático tem duas marchas.

VEJA MAIS

Além da vantagem ambiental, caminhões elétricos ainda usufruem de benefícios de serem usados em operações urbanas atendendo áreas de circulação restrita e em horários alternativos.

“Temos de reconhecer que o transporte é uma parte do problema quando se trata de mudanças climáticas, mas, ao mesmo tempo, podemos e seremos parte da solução”, afirmou Karin Radström, dirigente do conselho de administração da Daimler Truck e responsável pela Mercedes-Benz Trucks.

Cabine do eActros é semelhante à do modelo movido a diesel

De acordo com a versão, o Mercedes-Benz eActros pode ter três ou quatro pacotes de baterias, com capacidade de 105 kWh cada uma. Com isso, a autonomia é de até 400 km. A montadora também garante que o caminhão elétrico pode ser recarregado em pouco mais de uma hora – de 20% a 80% – utilizando uma estação de carga convencional (400A).

Conceito é de 2016

A Mercedes-Benz apresentou o conceito do eActros pela primeira vez no Salão de Hannover de 2016. Desde então, criou uma frota de dez protótipos que passou a ser utilizada em testes práticos com clientes na Alemanha e em outros países da Europa. A ideia com a “Frota de Inovação do eActros” era desenvolver o caminhão elétrico em parceria com os clientes, para que fosse possível lançar o veículo comercialmente neste ano.

“Tudo o que aprendemos com a ‘Frota de Inovação’ está agora sendo incorporado na produção em série; em comparação com os protótipos, vários recursos, como a autonomia, potência de acionamento e segurança foram consideravelmente aprimorados no modelo de produção em série”, afirmou Andreas von Wallfeld, chefe de vendas e marketing da Mercedes-Benz Trucks.

Conjunto de baterias do Mercedes eActros

O primeiro caminhão elétrico da Mercedes também traz diversos sistemas de segurança ativa, como o MirrorCam (câmeras de alta definição que substituem os espelhos retrovisores), o Side Guard Assist (assistente de ponto cego) e o novo Active Brake Assist 5 (assistente ativo de frenagem), capaz de detectar pedestres e outros veículos, por exemplo.

A fabricante afirmou ainda que a produção em série do seu primeiro caminha elétrico vai começar a partir de setembro (outono europeu) na maior fábrica da Mercedes-Benz Trucks, em Wörth am Rhein, na Alemanha, que passou por grandes mudanças – incluindo a construção de uma nova linha de montagem.

O Mercedes-Benz eActros vai ser oferecido inicialmente nos seguintes mercados: Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Grã-Bretanha, Dinamarca, Noruega e Suécia.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários