A Peugeot lançou nesta quinta-feira (1) a picape média Landtrek no Uruguai. Ela chega ao país vizinho importada da China, e é oferecida apenas com câmbio manual de 6 marchas e duas motorizações: 2.4 turbo a gasolina, com 210 cv, ou 1.9 turbodiesel, com 150 cv e trações 4×2 ou 4×4.
Mais do que o lançamento, em si, a marca confirmou que a picape será produzida na América Latina, sem confirmar em qual fábrica. A informação foi dada pelo responsável da Peugeot no Uruguai ao site Autoblog Uruguay.
VEJA MAIS
- Chevrolet confirma que nova picape vai se chamar Montana
- Avaliação: Chevrolet Spin é o carro novo de 7 lugares mais barato do Brasil
- Inscreva-se no nosso canal no YouTube
Apesar de a Peugeot manter unidades em Porto Real (RJ) e El Palomar, na Argentina, o modelo deve ser montado na fábrica da Nordex no Uruguai. A empresa privada produz veículos para diversas fabricantes. É lá, por exemplo, que a Ford Transit, confirmada para o Brasil ainda esse ano, será fabricada.
De acordo com o executivo da filial uruguaia da Peugeot, as versões da Landtrek com câmbio automático ainda não estão prontas, e só devem ser lançadas no ano que vem. É nessa época que a picape deve desembarcar no Brasil.
Afinal, trazer uma picape média apenas com câmbio manual seria uma estratégia arriscada, tendo em vista que a maior parte dos clientes opta por modelos com transimssão automática. Até por isso, o lançamento no Brasil não deve ocorrer antes de meados de 2022.
Como é a Landtrek
A Landtrek é resultado de uma parceria realizada com a Changan, que já vende a Kaicheng F70 em seu país natal.
Foi a picape chinesa, aliás, que serviu de base no projeto. E aparentemente não foi a única inspiração: o CEO da Peugeot, Jean-Phillippe Imparato, já havia admitido que a Toyota Hilux era a referência a ser seguida.
Os franceses não querem lançar uma picape apenas para os donos de SUVs que adoram passar aperto nos estacionamentos das grandes cidades. É por isso que a Landtrek terá versões voltadas para o trabalho. Nelas, a capacidade de carga de 1 tonelada chega a 1,2 tonelada.
Haverá versões cabine-chassi, cabine simples e cabine dupla. Porte para assustar as rivais ela tem: são 5,33 metros de comprimento na versão de cabine dupla e 5,39 m na cabine simples, ambas com 1,92 m de largura.
Muitos detalhes de design são parecidos (ou até idênticos) com a Kaicheng F70. Na frente, apenas grade e faróis são exclusivos. Atrás, até as lanternas são as mesmas da picape chinesa.
As semelhanças continuam do lado de dentro. Apenas manopla de câmbio e o logotipo no centro do volante são diferentes.