Fundador da Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade morre aos 77 anos

Médico de Campina Grande (PB) era um dos empresários mais poderosos do país
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Carlos Alberto de Oliveira Andrade (dir.) comandava a Caoa Chery

Carlos Alberto de Oliveira Andrade faleceu na manhã deste sábado (14) aos 77 anos. O empresário era um dos grandes figuras da indústria automotiva brasileira e comandava o Grupo Caoa (batizado com as iniciais de seus nomes).

Atualmente responsável por representar as marcas Hyundai, Subaru e Chery, Caoa ingressou no setor automotivo por acaso. Nos anos 70, o então médico comprou um Ford Landau de uma concessionária na Paraíba, que acabou falindo e nunca lhe entregou o veículo.

“Doutor” Carlos, como ficou conhecido, decidiu, então, adquirir a loja. Os resultados não demoraram a surgir, e, em seis anos, Caoa já havia se tornado o maior grupo de concessionárias Ford do país.

A construção de um império

Seu império se expandiu na década de 90, quando o empresário assumiu a representação de marcas como Renault, Subaru e Hyundai. Esta última, aliás, se consolidou no Brasil graças às agressivas campanhas de marketing realizadas por Caoa, que frequentemente comparava os carros da marca coreana a modelos de luxo.

A mesma estratégia é repetida atualmente com os veículos da Chery, marca que Caoa assumiu o controle majoritário das ações no país em 2017. Juntamente com a aquisição, o grupo também passou a administrar a fábrica de Jacareí (SP), onde são produzidos alguns dos carros da Caoa Chery. Sob a nova gestão, a marca chinesa saiu da quase falência a uma posição cativa no top 10 das fabricantes de automóveis do país.

Além da planta no interior paulista, Caoa também comandava o complexo de Anápolis (GO). Lá foram produzidos modelos da Hyundai, como o antigo Tucson (um dos maiores êxitos comerciais sob sua gestão), e são fabricados os carros mais modernos de Hyundai e Caoa Chery, como o Tiggo 8.

Veja abaixo a nota de falecimento divulgada pela família:

É com profundo pesar que informamos o falecimento de nosso fundador e presidente do conselho, Dr Carlos Alberto de Oliveira Andrade, na manhã de hoje.

Dr Carlos estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos.

A empresa, de acordo com o plano de sucessão e governança, continua a ser gerida por seus atuais executivos, que lamentam o falecimento de seu fundador e se solidarizam com a família neste momento.

Dr Carlos foi médico e um empreendedor magistral, tendo atraído importantes marcas para o portfólio da Caoa, como a Ford, a Hyundai, a Caoa Chery e a Subaru, tendo se tornado um ícone para a Indústria Automobilística Brasileira.

O velório será hoje no Cemitério do Morumbi a partir das 14:30, seguido do sepultamento às 17:30.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários