A Caoa Chery apresentou o Tiggo 5X Pro. Campeão de vendas da marca no país, o modelo passou pela segunda reestilização em menos de dois anos. Desta vez, o SUV traz interior mais moderno e algumas novidades na lista de equipamentos. O modelo será vendido por R$ 154.990.
O visual foi claramente inspirado no Tiggo 8, responsável pela identidade visual já replicada em modelos como o Tiggo 7 Pro e o Tiggo 3X. A frente tem novos faróis e uma grade dianteira com estilo tridimensional que remete a um diamante.
As laterais ganharam um novo aplique plástico nas colunas “C”, além de nova rodas de liga leve de 18 polegadas. Já na traseira, notam-se leves alterações no desenho do aerofólio, no formato da tampa traseira e no para-choque.
Interior mais refinado
As principais mudanças aconteceram na cabine. O Tiggo 5X Pro ganhou um interior mais sofisticado e acabamento mais esmerado. Os plásticos são de qualidade superior e há apliques nas portas que imitam aço escovado.
O interior conta com duas telas: a do painel digital tem 7 polegadas e a da central multimídia possui 10,2 polegadas, esta bem mais vistosa do que a antiga tela de 9 polegadas. No console central, os comandos de ar-condicionado são táteis como no Arrizo 6 Pro. A manopla do câmbio é do tipo joystick, com engates realizados por meio de leves toques na alavanca.
Mudanças na motorização
O motor 1.5 turboflex passou por algumas mudanças para se adequar às normas de emissões de poluentes do Proconve L7, incluindo a adoção de uma nova turbina e de uma nova válvula termostática.
A marca diz que os números de desempenho tiveram melhoria de até 5%, mas a potência não mudou. São 150 cv quando abastecido com etanol e 147 cv se o combustível for a gasolina. O torque máximo é de 21,4 kgfm, disponíveis já a partir das 1.750 rpm. Já o câmbio é do tipo CVT simulando nove marchas e aposenta a antiga caixa automatizada de dupla embreagem de seis velocidades.
Pacote é generoso, mas faltam itens
A lista de itens de série do Tiggo 5X Pro inclui itens como 6 airbags, controles de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampas, câmera de ré com imagens em alta definição e visão em 360 graus, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, controle de velocidade em descidas, destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão, retrovisores com rebatimento elétrico e teto solar panorâmico com acionamento elétrico.
O Tiggo 5X Pro desliza ao não oferecer assistências de condução presentes na concorrência. O piloto automático, por exemplo, não vem com função adaptativa, enquanto itens como alerta de colisão frontal e frenagem autônoma de emergência também não estão disponíveis.