Avaliação: Nissan Frontier vira melhor da categoria

Picape muda visual e ganha novas versões com mais conteúdo
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Versão aventureira Pro-4X tem estilo parrudo

Poucos segmentos são tão disputados quanto o das picapes médias. Nada menos do que seis modelos brigam pelo topo da categoria liderada pela Toyota Hilux.

A Nissan Frontier ocupa lugar de honra no “segundo pelotão” e se reveza no terceiro lugar com Ford Ranger e VW Amarok. Lançada em 2016, a picape obteve bons resultados recentemente, mas era claro que estava na hora de mudar.

A configuração aventureira é uma das três novas versões da linha: a Nissan lançou ainda as opções SE (para preencher a lacuna entre a básica S e a Attack) e Platinum. Os preços das versões já existentes foram mantidos.

Veja abaixo preços e versões da Nissan Frontier 2023:

S 4×4 MT: R$ 230.190
SE 4×4 AT: R$ 258.990
Attack 4X4 AT: R$ 263.690
XE 4×4 AT: R$ 278.990
Platinum 4×4 AT: R$ 314.590
Pro-4X 4×4 AT: R$ 314.590

A primeira reestlização trouxe um estilo mais parrudo e mais conteúdo para, quem sabe, finalmente disputar a liderança. As mudanças mais significativas foram feitas na frente, que traz uma grade frontal maior e mais parruda, especialmente na versão Pro-4X. Os faróis redesenhados incluem quatro projetores de iluminação em LED. Segundo a Nissan, há 30% mais brilho no farol alto e 20% no farol baixo.

Frente traz grade maior e faróis com quatro projetores em LED

Atrás, as lanternas ostentam uma nova assinatura visual e a tampa da caçamba agora tem o nome “Frontier” grafado na parte inferior. Por falar na caçamba, a Nissan redesenhou o compartimento, que ganhou 10,5% a mais de capacidade volumétrica. Na versão Pro-4X, a picape leva 1.054 litros e acomoda até 1.030 kg de carga.

Na cabine, as mudanças foram mais discretas: o volante de três raios do Kicks, uma tela de TFT de sete polegadas no painel de instrumentos e uma nova central multimídia com tela tátil de oito polegadas.

As motorizações foram recalibradas para se adequarem às novas normas de emissões de poluentes e receberam o sistema Arla-32. Permanecem as duas opções de motorização 2.3 a diesel, sem mudanças na potência.

A versão S vem com uma turbina e entrega 163 cv, enquanto o resto da linha recorre a dois turbocompressores para render 190 cv. A transmissão é manual de seis marchas na configuração mais barata e automática de sete velocidades nas demais versões.

Como é na prática?

Caçamba ficou mais alta e ganhou 10,5% a mais de volume de carga

Por ser uma reestilização profunda da atual geração, a Frontier preserva qualidades e defeitos de antes. Entre as virtudes, destaque para a condução extremamente suave para uma picape. Não me recordo de guiar um utilitário tão silencioso quanto a Frontier: o isolamento acústico é de ótima qualidade e dificilmente se ouve o característico ronco dos motores turbodiesel na cabine.

Mesmo no asfalto, a Nissan Frontier 2023 parece um automóvel. A suspensão (que a Nissan classifica como multilink na traseira) realiza um trabalho competente na absorção de impactos, bem diferente de algumas concorrentes que castigam os ocupantes ao transpor obstáculos comuns, como lombadas e valetas.

O motor 2.3 biturbo não decepciona nas acelerações e faz bonito na lama, onde não tivemos dificuldades para superar trechos muito críticos. A tração nas quatro rodas com reduzida faz o trabalho com competência, mesmo com pneus de uso para o asfalto. Importante lembrar que avaliamos a versão Platinum, que não traz o bloqueio do diferencial traseiro. Este item está presente apenas na versão Pro-4X e facilita a vida no off-road.

A Nissan Frontier 2023 traz ainda um seletor de modos de condução. São quatro ajustes: Standard, Sport, Off-Road e Tow – este último indicado para reboque de trailers.

Cabine vem com volante do Kicks, mas visual não acompanha mudanças externas

Lembra que falei dos defeitos? Pois bem: o interior da Frontier não conversa muito com a renovação externa. O volante de três raios é bonito, mas o resto da cabine merecia pelo menos um tapa no visual. Fora isso, a coluna de direção continua com regulagem apenas de altura, o que incomoda motoristas mais altos.

O acabamento é de qualidade regular para uma picape da categoria, embora abuse dos plásticos duros. Notam-se ainda algumas peças de modelos antigos da Nissan, como as saídas de ar-condicionado do March e as maçanetas internas e os botões dos vidros elétricos vindos do velho Sentra.

Frontier 2023 é bem equipada

Picape faz bonito no off-road, especialmente na versão Pro-4X

Entretanto, esses detalhes são apenas… detalhes. A vida a bordo é muito boa pelas qualidades já mencionadas e também por outros fatores positivos. Os bancos dianteiros são muito confortáveis e quem viaja no banco de trás não sofre mesmo em viagens longas graças ao bom espaço interno.

O pacote de itens de série agrada, com direito a 6 airbags de fábrica em toda a gama. As versões Platinum e Pro-4X se assemelham no conteúdo, inclusive no Nissan Safety Shield. Estamos falando do pacote de assistências de condução composto por itens como alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de permanência em faixa de rolagem e sensor de pontos cegos. Faltou apenas o piloto automático adaptativo presente em algumas concorrentes, como a Ford Ranger.

Quem gosta de personalizar a picape terá à disposição uma linha com mais de 30 acessórios, incluindo estribos laterais, santantônio e divisor de carga na caçamba. Estes itens, inclusive, são oferecidos na versão Pro-4X.

Vale a pena?

Sim. A Nissan Frontier já era uma opção interessante no segmento, e a atualização visual deixou a picape bastante atraente. Pode ser o que faltava para alçá-la à briga pelo topo da categoria.

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