Avaliação: Fiat Fastback Impetus faz presença e agrada com motor 1.0 turbo

SUV cupê tem porta-malas generoso e ainda chama atenção nas ruas
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Fastback Impetus ainda chama atenção nas ruas

Quando o Fastback estreou no final de 2022, muita gente se apressou em criticar o novo SUV da Fiat. Só que o tempo mostrou que a estratégia da marca foi acertada: embora não venda tanto quanto o Pulse, o Fastback é presença recorrente nas ruas do país.

Após ter um primeiro contato com a versão Limited Edition Powered by Abarth (a única equipada com o motor 1.3 turbo de até 185 cv), o Primeira Marcha avaliou o Fastback Impetus equipado com o motor 1.0 turbo. Depois de alguns dias de convivência, podemos listar os pontos positivos e negativos do SUV.

Fastback anda muito bem com motor turbo

Apesar de não trazer todo o desempenho da versão mais cara, o Fastback Impetus não sente falta do motor T270. O competente conjunto T200 1.0 turbo entrega 130 cv com etanol e 125 cv quando movido a gasolina e torque máximo de 20,4 kgfm com qualquer um dos combustíveis.

Juntamente com o câmbio do tipo CVT simulando 7 marchas, o SUV se comporta com desenvoltura na maioria das situações – inclusive em ultrapassagens e retomadas de velocidade. A direção tem respostas diretas para um SUV e a carroceria não inclina excessivamente nas curvas, embora não inspire uma condução tão esportiva. Vale ressaltar, porém, o comportamento vigoroso quando o modo Sport é acionado. Nota-se uma mudança expressiva nas acelerações e retomadas.

As médias de consumo são de 8,1 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada com etanol no tanque, enquanto com gasolina as médias são de 11,3 km/l e 13,9 km/l nos percursos urbano e rodoviário, respectivamente.

Design faz Fastback parecer maior do que é

Portas do Fiat Fastback foram ’emprestadas’ do Cronos

Talvez você não aprove o estilo do Fastback, mas admita que o SUV parece maior do que realmente é.

As linhas esportivas assinadas pelo time de Peter Fassbender, vice-presidente de design da Stellantis América do Sul, fazem com que ele ainda chame atenção pelas ruas e pareça até um produto de marca premium. Talvez seja por isso que tanta gente o compare com os BMW X4 e X6, especialmente olhando a traseira do carro da Fiat.

O Fastback tem 4,42 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,53 metro de altura e 2,53 metros de distância entre-eixos. Destaque para o generoso porta-malas de 516 litros, cujo acesso é bastante facilitado pela tampa traseira com abertura inteiriça.

Lista de equipamentos reforça conectividade e segurança

Cabine tem alguns elementos exclusivos em relação ao Pulse

O Fastback Impetus está à venda por R$ 150.990.

A lista de equipamentos tem itens como rodas de liga leve de 18 polegadas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ar-condicionado digital, painel digital com tela de 7 polegadas, central multimídia com tela tátil de 10,1 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fios, câmera de ré, TC+ (controle de tração com modo off-road) e indicador de trocas de marcha.

Nos itens de segurança, o SUV oferece assistente de partida em rampas, controles de estabilidade e de tração, 4 airbags, piloto automático, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa de rolagem e farol alto inteligente.

Os opcionais incluem pintura metálica (R$ 1.990), bancos revestidos em couro creme (R$ 1.290) e a plataforma de serviços conectados Fiat Connect Me (R$ 2.850). Completo, o SUV sai por R$ 157.120.

Vale a compra?

Sim. O Fastback Impetus tem um bom pacote de equipamentos e desempenho adequado para sua proposta. No entanto, a versão Audace pode ser uma compra mais interessante caso você não seja tão ligado em conectividade. Caso faça questão de uma tocada mais esportiva, a única saída dentro da linha é a versão Limited Edition Powered by Abarth, que custa R$ 162.490.

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