Citroën 2 CV completa 75 anos

Maior ícone da marca democratizou o acesso ao automóvel
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
O simpático 2 CV revolucionou a indústria automotiva na França

Um dos automóveis mais icônicos do planeta está fazendo aniversário. Lançado em 1949, o Citroën 2 CV celebra 75 anos de vida em alto estilo.

O modelo mais icônico da marca francesa foi apresentado no Salão de Paris em 7 de de outubro de 1948. Mas seu projeto começou muito antes disso – mais precisamente em 1936.

O projeto TPV (de “Toute Petite Voiture”, ou “carro muito pequeno”) foi desenvolvido para ser um veículo “econômico e versátil” para as pessoas de baixa renda. O primeiro protótipo operacional surgiu em 1937 pesando apenas 370 kg e com apenas um farol, já que a legislação da época não exigia dois. Podia transportar até quatro pessoas e 50 kg de bagagem, atingindo a velocidade máxima de 50 km/h.

Formas inusitadas fazem o 2 CV ser reconhecido de longe

A Citroën havia fabricado 250 unidades de pré-produção para serem reveladas no Salão do Automóvel de Paris de 1939. Porém, a eclosão da Segunda Guerra Mundial mudou os planos. Praticamente todos os veículos foram destruídos, com exceção de quatro, que foram mantidos secretamente no Centro de Testes da Citroën, em La Ferté-Vidame.

Citroën 2 CV teve mais de cinco milhões de unidades produzidas

Citroën 2 CV estreou em 1949 com motor bicilíndrico de 9 cv

A produção em série começou apenas em julho de 1949. Equipado com um motor bicilíndrico plano de 375 cc refrigerado a ar, ele entregava 9 cv e fazia o pequenino Citroën chegar aos 50 km/h.

O 2 CV fez um sucesso tremendo nos 75 anos em que foi produzido. Nada menos do que 5.114.969 unidades foram produzidas em 42 anos de vida. O último exemplar saiu da linha de montagem de Mangualde, em Portugal, às 16 horas do dia 27 de julho de 1990.

2 CV Fourgonnette nasceu para quem usava o carro para trabalhar

O Citroën 2 CV deu origem a outros modelos, como a van 2 CV AU, que estreou em 1951. O valente popular participou de vários ralis pelo mundo e teve várias edições especiais, como o Charleston e o Cocorico.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários