A Citroën divulgou as imagens e detalhes do novo SUV cupê do C3. O Basalt será lançado no segundo semestre de 2024 para complementar a renovada linha Citroën, nascida a partir do projeto C-Cubed.
A estratégia comercial foi anunciada em 2021 e prevê o lançamento de três produtos inéditos até 2024. Antes do Basalt, a Citroën já apresentou o novo C3 em 2022 e o novo C3 Aircross em 2023.
Design tem identidade própria
A marca pretende descolar o Basalt do restante da família C3 – daí a escolha por batizá-lo com um nome completamente diferente. Isso também fica claro no design, cuja traseira rompe com a identidade visual presente no novo C3 e no novo C3 Aircross. A curvatura do teto é bastante suave e típica de um SUV cupê, segmento que está em ascensão nos últimos anos.
O parentesco com o novo C3 fica evidente apenas na dianteira, que é bem parecida com os compactos. Os faróis são divididos em duas seções e as luzes de iluminação diurna em LED ficam em posição separada. Tudo é compartilhado com o novo C3 até as portas dianteiras.
Daí para trás, o Basalt é inédito, como mostram as lanternas com desenho exclusivo e a tampa do porta-malas inteiriça. Os para-choques e as molduras em volta dos para-lamas reforçam o caráter aventureiro do carro.
SUV cupê terá motor 1.0 turbo
O Basalt será vendido apenas com o motor 1.0 turbo de até 130 cv e 20,5 kgfm. Já a transmissão é do tipo CVT simulando sete marchas. Trata-se do mesmo conjunto presente no C3 Aircross.
O interior deve ser bem parecido com o do C3 Aircross, mas o nível de acabamento deve ser mais sofisticado. Isso acontecerá porque o Basalt será o produto mais caro e requintado da gama C3, ficando abaixo apenas do C4 Cactus no portfólio da marca.