Os motores turbo dominaram a indústria automotiva nos últimos anos no Brasil. No segmento de sedãs compactos, eles são maioria: Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20 e Volkswagen Virtus possuem ao menos uma motorização turbinada em suas linhas. O Nissan Versa é uma das poucas exceções – e segue firme e forte na filosofia dos motores aspirados.
A versão SR é uma das novidades da linha 2025 e vai além de uma opção com visual esportivo. Mesmo sendo posicionada como intermediária, ela vem com alguns itens presentes na configuração topo de gama Exclusive.
Design: o que muda no Versa SR
O Versa SR é identificado por alguns detalhes externos e internos. A grade frontal tem pintura em preto brilhante, mesma tonalidade das capas dos espelhos retrovisores. Logotipos alusivos à versão completam o pacote de novidades da carroceria, que pode vir na bela cor Vermelho Scarlet por R$ 2 mil adicionais.
Atrás, um discreto aerofólio foi fixado na tampa do porta-malas. Por dentro, os bancos revestidos em tecido possuem detalhes na cor laranja, que também está presente nas costuras aparentes no volante e nos apliques do painel.
No geral, o pacote de pequenas novidades estéticas combinou bem com a reestilização apresentada em 2023, que deixou o Versa com um visual mais moderno e alinhado com os modelos mais recentes da Nissan.
Vida a bordo lembra Kicks
A cabine tem muita coisa (leia-se quase tudo) vinda do Kicks, hoje o modelo mais vendido da Nissan – e um dos SUVs mais comercializados de sua categoria. O visual ainda agrada e a ergonomia é bem acertada: a posição de dirigir é boa e todos os comandos são facilmente visualizados e acessíveis. O volante de três raios tem boa empunhadura e os bancos dianteiros do tipo Zero Gravity são bem confortáveis em viagens mais longas.
O espaço interno é bastante generoso, embora não seja o mesmo latifúndio da geração anterior – a qual era possível cruzar as pernas sem aperto no banco de trás. O porta-malas acomoda bons 482 litros, pouco menos do que os campeões Fiat Cronos e Volkswagen Virtus, ambos com mais de 520 litros.
Itens de série: pacote competente
Como você já sabe, o Versa SR ganhou alguns equipamentos até então presentes apenas na versão Exclusive. Com isso, o sedã vem com itens como 6 airbags, piloto automático com limitador de velocidade, central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay (infelizmente com uso de fios), câmera com visão em 360 graus, carregador de celular por indução, sensores de estacionamento traseiros, chave presencial e computador de bordo com tela TFT de 7 polegadas.
Ficam de fora algumas assistências à condução, como alerta de colisão frontal e sensor de pontos cegos. São ausências sentidas, mas nada que comprometa a vida do Versa SR diante da concorrência, que também não oferece esses itens em suas versões intermediárias.
Desempenho não decepciona
Mesmo sem a já citada ausência do turbocompressor, o Versa SR não decepciona ao volante. O veterano motor 1.6 16V flex entrega 113 cv / 110 cv e 15,3 kgfm / 15,2 kgfm de torque máximo, associado à transmissão do tipo CVT que simula seis marchas.
Se não é referência em desempenho, o conjunto embala o sedã sem dificuldades, inclusive nas situações mais críticas como retomadas de velocidade e ultrapassagens. Até porque o Versa SR não é pesado: são 1.139 kg. Entretanto, o nível de ruído a bordo fica um pouco elevado durante as acelerações. “Culpa” do câmbio CVT.
Vale a pena?
Sim. Por R$ 125.190 (em outubro de 2024), o Versa SR custa R$ 4.700 a mais do que a versão Advance e inclui alguns itens até então oferecidos apenas na configuração topo de linha Exclusive, que sai por R$ 138.990 – ou seja, uma diferença de salgados R$ 13.800. De quebra, quem levá-lo para casa ainda terá o visual diferenciado da versão SR.