Avaliação: Nissan Versa SR prova que há espaço para um sedã aspirado

Versão com apelo esportivo é confortável e motor 1.6 anda bem
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Nissan Versa 2025
Versão com apelo esportivo é uma das novidades da linha 2025 do Versa

Os motores turbo dominaram a indústria automotiva nos últimos anos no Brasil. No segmento de sedãs compactos, eles são maioria: Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20 e Volkswagen Virtus possuem ao menos uma motorização turbinada em suas linhas. O Nissan Versa é uma das poucas exceções – e segue firme e forte na filosofia dos motores aspirados.

A versão SR é uma das novidades da linha 2025 e vai além de uma opção com visual esportivo. Mesmo sendo posicionada como intermediária, ela vem com alguns itens presentes na configuração topo de gama Exclusive.

Design: o que muda no Versa SR

O Versa SR é identificado por alguns detalhes externos e internos. A grade frontal tem pintura em preto brilhante, mesma tonalidade das capas dos espelhos retrovisores. Logotipos alusivos à versão completam o pacote de novidades da carroceria, que pode vir na bela cor Vermelho Scarlet por R$ 2 mil adicionais.

Atrás, um discreto aerofólio foi fixado na tampa do porta-malas. Por dentro, os bancos revestidos em tecido possuem detalhes na cor laranja, que também está presente nas costuras aparentes no volante e nos apliques do painel.

No geral, o pacote de pequenas novidades estéticas combinou bem com a reestilização apresentada em 2023, que deixou o Versa com um visual mais moderno e alinhado com os modelos mais recentes da Nissan.

Vida a bordo lembra Kicks

A cabine tem muita coisa (leia-se quase tudo) vinda do Kicks, hoje o modelo mais vendido da Nissan – e um dos SUVs mais comercializados de sua categoria. O visual ainda agrada e a ergonomia é bem acertada: a posição de dirigir é boa e todos os comandos são facilmente visualizados e acessíveis. O volante de três raios tem boa empunhadura e os bancos dianteiros do tipo Zero Gravity são bem confortáveis em viagens mais longas.

O espaço interno é bastante generoso, embora não seja o mesmo latifúndio da geração anterior – a qual era possível cruzar as pernas sem aperto no banco de trás. O porta-malas acomoda bons 482 litros, pouco menos do que os campeões Fiat Cronos e Volkswagen Virtus, ambos com mais de 520 litros.

Itens de série: pacote competente

Como você já sabe, o Versa SR ganhou alguns equipamentos até então presentes apenas na versão Exclusive. Com isso, o sedã vem com itens como 6 airbags, piloto automático com limitador de velocidade, central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay (infelizmente com uso de fios), câmera com visão em 360 graus, carregador de celular por indução, sensores de estacionamento traseiros, chave presencial e computador de bordo com tela TFT de 7 polegadas.

Ficam de fora algumas assistências à condução, como alerta de colisão frontal e sensor de pontos cegos. São ausências sentidas, mas nada que comprometa a vida do Versa SR diante da concorrência, que também não oferece esses itens em suas versões intermediárias.

Desempenho não decepciona

Mesmo sem a já citada ausência do turbocompressor, o Versa SR não decepciona ao volante. O veterano motor 1.6 16V flex entrega 113 cv / 110 cv e 15,3 kgfm / 15,2 kgfm de torque máximo, associado à transmissão do tipo CVT que simula seis marchas.

Se não é referência em desempenho, o conjunto embala o sedã sem dificuldades, inclusive nas situações mais críticas como retomadas de velocidade e ultrapassagens. Até porque o Versa SR não é pesado: são 1.139 kg. Entretanto, o nível de ruído a bordo fica um pouco elevado durante as acelerações. “Culpa” do câmbio CVT.

Vale a pena?

Nissan Versa SR
Aerofólio discreto na tampa do porta-malas identifica o Versa SR

Sim. Por R$ 125.190 (em outubro de 2024), o Versa SR custa R$ 4.700 a mais do que a versão Advance e inclui alguns itens até então oferecidos apenas na configuração topo de linha Exclusive, que sai por R$ 138.990 – ou seja, uma diferença de salgados R$ 13.800. De quebra, quem levá-lo para casa ainda terá o visual diferenciado da versão SR.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários