BYD Shark é a 1ª picape híbrida plug-in do Brasil

Modelo chega ao mercado em versão única por R$ 379.800
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BYD Shark
Shark é a primeira picape híbrida do tipo plug-in vendida no Brasil

A BYD apresentou no último sábado (19) a Shark. A primeira picape híbrida do tipo plug-in do mercado brasileiro será importada da China em versão única por R$ 379.800.

O novo modelo não esconde a intenção de encarar nomes tradicionais do segmento. Para se destacar, a BYD aposta na motorização híbrida que combina um motor 1.5 turbo com dois motores elétricos – um em cada eixo. A potência combinada é de 437 cv (sendo a picape mais potente da categoria) e o torque chega aos 65 kgfm.

BYD Shark
Frente da Shark tem visual que lembra o da Ford F-150

Segundo a BYD, é o primeiro sistema híbrido elétrico longitudinal (EHS) do mundo. Ele tem três modos de condução também (Areia, Lama e Neve).

A picape pode ser usada em modo 100% elétrico, híbrido em série (com o motor a combustão gerando energia para as baterias e os motores elétricos responsáveis pela propulsão) ou híbrido em paralelo (no qual o motor a combustão e os elétricos impulsionam o veículo).

Para a carga da bateria de 29,6 kWh, a BYD promete um tempo de 20 minutos para carregar de 30% a 80% na tomada.

Autonomia da Shark chega a 840 km

BYD Shark
Cabine da Shark tem a tradicional tela central rotativa

A BYD diz que a Shark pode rodar com os motores elétricos em até 80% do tempo. De acordo com a montadora, a picape precisa de 5,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.

A média de consumo combinada (entre ciclo urbano e rodoviário) divulgado pela BYD é de 24 km/l e a autonomia declarada no modo híbrido é de 840 km. Caso escolha rodar apenas com eletricidade, a picape tem autonomia de até 100 km.

Shark tem tração nas quatro rodas

A nova picape é feita sobre a plataforma DMO (de Dual Mode Off-Road), que alia um chassis e a tecnologia híbrida às funções off-road. A suspensão é independente nas quatro rodas e o sistema de tração 4×4 se aproveita da construção com um motor em cada eixo.

A lista de equipamentos de segurança da Shark inclui 6 airbags, controle de cruzeiro adaptativo e aviso de colisão frontal, entre outros.

BYD Shark é maior do que rivais

Nova picape é maior do que as rivais tradicionais

A Shark é maior que suas concorrentes: são 5,45 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,92 m de altura e 3,26 m de distância entre-eixos. Frente à líder Toyota Hilux, ela é 132 mm mais longa, 71 mm mais larga, 110 mm mais alta e com 175 mm a mais de entre-eixos.

A caçamba tem capacidade de carga de 835 kg e comporta até 1.450 litros.

Blindagem em condição especial

Quem adquirir a Shark também poderá optar por uma condição especial para blindar seu veículo. A proteção balística oferecida pela Carbon (uma das maiores empresas do setor) sai por R$ 78.200 durante o mês de outubro.

“Participar do emblemático lançamento da primeira caminhonete da BYD no Brasil e proporcionar aos clientes toda a segurança e proteção da nossa blindagem com garantia de fábrica é um marco importante para nós,” afirmou Everton Kurdejak, vice-presidente comercial da Carbon.

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