Faz mais de uma década que o Hyundai HB20S estreou no país. Desde então, ele vendeu centenas de unidades ao longo de duas gerações e dois facelifts. Mesmo com a chegada de novos rivais, o HB20S se manteve no pódio dos sedãs compactos mais vendidos.
Com as recentes mudanças promovidas na linha, o HB20S Limited Plus se tornou a versão mais completa para quem procura um sedã com motor 1.0 aspirado e câmbio manual. Só que, apesar dessa combinação que remete aos modelos de entrada, essa versão não tem nada de básica – como você confere a seguir.
Preço é bastante atraente
Um dos principais chamarizes do HB20S Limited Plus está no preço. Por R$ 103.990, a versão custa R$ 4.500 a mais do que a configuração de entrada Comfort Plus, equipada com o mesmo conjunto motor-transmissão.
Além disso, o HB20S Limited Plus é R$ 15.500 mais barato do que o Comfort Plus Tech, a opção mais acessível do sedã equipada com motor 1.0 turbo e câmbio automático.
Lista de equipamentos enche os olhos
Vamos ser sinceros: o HB20S já é um carro muito bem equipado desde a versão básica.
Sai de fábrica com itens como 6 airbags, central multimídia com tela de 7″ e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fios, piloto automático com limitador de velocidade, assistente de partida em rampas, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, travamento central das portas, espelhos retrovisores com regulagens elétricas, coluna de direção com ajustes de altura e profundidade e volante multifuncional.
Quem levar a Limited Plus para casa terá a mais painel digital de instrumentos, sensores de estacionamento traseiros, rodas de liga leve de 15 polegadas, chave presencial, partida do motor por botão, porta-malas com iluminação e o sistema de conectividade Blue Link, cujo aplicativo para smartphone permite controlar várias funções remotamente e até monitorar a localização do veículo por GPS.
Basicamente, a diferença de pouco mais de R$ 15 mil se justifica quase exclusivamente pelo propulsor turbo e a transmissão automática, que proporcionam melhor desempenho e mais conforto no trânsito do dia-a-dia.
Fora alguns itens, como o ar-condicionado digital e o sistema start-stop, o HB20S Limited Plus é mais bem equipado do que seu irmão mais caro e turbinado – que estranhamente não vem com vidros elétricos nas portas traseiras e partida do motor por botão, apenas para citar dois exemplos.
Vida a bordo: acabamento simples e espaço para malas
Mesmo sendo a versão mais completa com motor 1.0, o HB20S Limited Plus ainda é um sedã de entrada. Por isso entenda-se um acabamento mais modesto com bastante plástico duro pela cabine, embora não falte qualidade na montagem. Nesta versão, a Hyundai optou por cores mais claras, inclusive no revestimento de tecido dos bancos.
Como estamos em um sedã, o HB20S é adequado para quem precisa de espaço no porta-malas. São 475 litros de capacidade volumétrica, um pouco abaixo da concorrência – leia-se Volkswagen Virtus e Fiat Cronos – que passa dos 520 litros. Caso você esteja com as mãos ocupadas, saiba que a tampa traseira se destrava ao identificar a aproximação da chave presencial, que não precisa nem ser retirada do seu bolso (ou bolsa).
A distância entre-eixos de 2,53 metros proporciona espaço traseiro apenas suficiente para dois adultos, uma vez que os joelhos de passageiros mais altos possam sofrer um pouco em viagens mais longas.
Agora, se a intenção for levar criaturas peludas em vez de humanos, você vai gostar de saber que a Hyundai disponibiliza uma linha de acessórios para o transporte de pets.
Há, por exemplo, uma capa que protege o banco traseiro de acúmulo de pêlos e outras sujeiras indesejadas. Para instalá-la, basta prender os ganchos nos apoios dos encostos de cabeça dos bancos dianteiros e traseiro.
A linha ainda tem outros itens, como uma rede de proteção para separar o (ou os) animalzinho do banco dianteiro e um adaptador para afivelar o cinto de segurança na coleira.
Desempenho é de 1.0, mas consumo compensa
Se por um lado o conteúdo encanta, por outro o desempenho não inspira agilidade. Afinal de contas, o HB20S Limited Plus tem um motor 1.0 12V flex aspirado de três cilindros, que entrega 80 cv / 75 cv e 10,2 kgfm / 9,4 kgfm quando abastecido com etanol e gasolina, respectivamente.
A transmissão é manual de cinco marchas e não prima pelos engates mais rápidos nem suaves. É bom lembrar disso na hora de realizar as trocas, que só acontecem corretamente conduzindo a manopla sem pressa à posição correta.
Apesar de ser um carro com motor 1.0, o sedã até que vai bem no perímetro urbano, desde que não esteja com lotação máxima. Sem tanto torque em baixas rotações (o pico surge a 4.500 rpm), o HB20S Limited Plus não exibe a mesma desenvoltura quando carregado e demanda reduções para não perder embalo em certas situações. Na estrada, o modelo requer paciência nas retomadas de velocidade e ultrapassagens.
Esse comportamento pacato deixa claro que a Hyundai priorizou a economia de combustível – e felizmente é o que acontece na prática. Medições realizadas pelo Inmetro indicam 9,6 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com etanol no tanque. Se o combustível for a gasolina, as médias são de 13,4 km/l e 15,3 km/l nos ambientes urbano e rodoviário, respectivamente.
Vale a pena?
Não necessariamente. Embora seja mais bem equipado, o HB20S Limited Plus acrescenta itens que não fazem tanta diferença no dia-a-dia, com exceção dos sensores de estacionamento – bem úteis nas manobras de marcha a ré.
De resto, as rodas apenas embelezam o visual e os demais equipamentos são confortos dispensáveis fazendo uma análise mais fria. Pouco para justificar os R$ 4.500 adicionais.
Sendo assim, a escolha mais racional dentro da linha HB20S é a versão Comfort Plus, que oferece o mesmo conjunto e transmissão por um preço mais acessível.