Avaliação: Hyundai HB20S Limited Plus é barato sem ser básico

Versão mais completa com motor 1.0 aspirado agrada pelo conteúdo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Versão Limited Plus é boa opção de sedã com motor 1.0

Faz mais de uma década que o Hyundai HB20S estreou no país. Desde então, ele vendeu centenas de unidades ao longo de duas gerações e dois facelifts. Mesmo com a chegada de novos rivais, o HB20S se manteve no pódio dos sedãs compactos mais vendidos.

Com as recentes mudanças promovidas na linha, o HB20S Limited Plus se tornou a versão mais completa para quem procura um sedã com motor 1.0 aspirado e câmbio manual. Só que, apesar dessa combinação que remete aos modelos de entrada, essa versão não tem nada de básica – como você confere a seguir.

Preço é bastante atraente

Um dos principais chamarizes do HB20S Limited Plus está no preço. Por R$ 103.990, a versão custa R$ 4.500 a mais do que a configuração de entrada Comfort Plus, equipada com o mesmo conjunto motor-transmissão.

Além disso, o HB20S Limited Plus é R$ 15.500 mais barato do que o Comfort Plus Tech, a opção mais acessível do sedã equipada com motor 1.0 turbo e câmbio automático.

Lista de equipamentos enche os olhos

Vamos ser sinceros: o HB20S já é um carro muito bem equipado desde a versão básica.

Sai de fábrica com itens como 6 airbags, central multimídia com tela de 7″ e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fios, piloto automático com limitador de velocidade, assistente de partida em rampas, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, travamento central das portas, espelhos retrovisores com regulagens elétricas, coluna de direção com ajustes de altura e profundidade e volante multifuncional.

Quem levar a Limited Plus para casa terá a mais painel digital de instrumentos, sensores de estacionamento traseiros, rodas de liga leve de 15 polegadas, chave presencial, partida do motor por botão, porta-malas com iluminação e o sistema de conectividade Blue Link, cujo aplicativo para smartphone permite controlar várias funções remotamente e até monitorar a localização do veículo por GPS.

Basicamente, a diferença de pouco mais de R$ 15 mil se justifica quase exclusivamente pelo propulsor turbo e a transmissão automática, que proporcionam melhor desempenho e mais conforto no trânsito do dia-a-dia.

Fora alguns itens, como o ar-condicionado digital e o sistema start-stop, o HB20S Limited Plus é mais bem equipado do que seu irmão mais caro e turbinado – que estranhamente não vem com vidros elétricos nas portas traseiras e partida do motor por botão, apenas para citar dois exemplos.

Vida a bordo: acabamento simples e espaço para malas

Cabine tem acabamento simples e cores claras

Mesmo sendo a versão mais completa com motor 1.0, o HB20S Limited Plus ainda é um sedã de entrada. Por isso entenda-se um acabamento mais modesto com bastante plástico duro pela cabine, embora não falte qualidade na montagem. Nesta versão, a Hyundai optou por cores mais claras, inclusive no revestimento de tecido dos bancos.

Como estamos em um sedã, o HB20S é adequado para quem precisa de espaço no porta-malas. São 475 litros de capacidade volumétrica, um pouco abaixo da concorrência – leia-se Volkswagen Virtus e Fiat Cronos – que passa dos 520 litros. Caso você esteja com as mãos ocupadas, saiba que a tampa traseira se destrava ao identificar a aproximação da chave presencial, que não precisa nem ser retirada do seu bolso (ou bolsa).

A distância entre-eixos de 2,53 metros proporciona espaço traseiro apenas suficiente para dois adultos, uma vez que os joelhos de passageiros mais altos possam sofrer um pouco em viagens mais longas.

Capa é acessório de fábrica que protege pets e bancos de sujeiras

Agora, se a intenção for levar criaturas peludas em vez de humanos, você vai gostar de saber que a Hyundai disponibiliza uma linha de acessórios para o transporte de pets.

Há, por exemplo, uma capa que protege o banco traseiro de acúmulo de pêlos e outras sujeiras indesejadas. Para instalá-la, basta prender os ganchos nos apoios dos encostos de cabeça dos bancos dianteiros e traseiro.

A linha ainda tem outros itens, como uma rede de proteção para separar o (ou os) animalzinho do banco dianteiro e um adaptador para afivelar o cinto de segurança na coleira.

Desempenho é de 1.0, mas consumo compensa

Como um bom sedã, HB20S tem porta-malas generoso

Se por um lado o conteúdo encanta, por outro o desempenho não inspira agilidade. Afinal de contas, o HB20S Limited Plus tem um motor 1.0 12V flex aspirado de três cilindros, que entrega 80 cv / 75 cv e 10,2 kgfm / 9,4 kgfm quando abastecido com etanol e gasolina, respectivamente.

A transmissão é manual de cinco marchas e não prima pelos engates mais rápidos nem suaves. É bom lembrar disso na hora de realizar as trocas, que só acontecem corretamente conduzindo a manopla sem pressa à posição correta.

Apesar de ser um carro com motor 1.0, o sedã até que vai bem no perímetro urbano, desde que não esteja com lotação máxima. Sem tanto torque em baixas rotações (o pico surge a 4.500 rpm), o HB20S Limited Plus não exibe a mesma desenvoltura quando carregado e demanda reduções para não perder embalo em certas situações. Na estrada, o modelo requer paciência nas retomadas de velocidade e ultrapassagens.

Esse comportamento pacato deixa claro que a Hyundai priorizou a economia de combustível – e felizmente é o que acontece na prática. Medições realizadas pelo Inmetro indicam 9,6 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com etanol no tanque. Se o combustível for a gasolina, as médias são de 13,4 km/l e 15,3 km/l nos ambientes urbano e rodoviário, respectivamente.

Vale a pena?

Não necessariamente. Embora seja mais bem equipado, o HB20S Limited Plus acrescenta itens que não fazem tanta diferença no dia-a-dia, com exceção dos sensores de estacionamento – bem úteis nas manobras de marcha a ré.

De resto, as rodas apenas embelezam o visual e os demais equipamentos são confortos dispensáveis fazendo uma análise mais fria. Pouco para justificar os R$ 4.500 adicionais.

Sendo assim, a escolha mais racional dentro da linha HB20S é a versão Comfort Plus, que oferece o mesmo conjunto e transmissão por um preço mais acessível.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários