Picape mais vendida do Brasil muda após duas décadas.
A Fiat lançou nesta sexta-feira (26) a nova geração da Strada, que é “apenas” a picape mais vendida do Brasil. Ela chega com duas opções de cabine e três versões de acabamento, e ficou até R$ 5 mil mais barata.
Endurance
Preços:
Cabine simples – R$ 63.590 (mesmo preço da antiga Hard Working)
Cabine dupla – R$ 74.990 (R$ 1,3 mil a menos que a antiga Hard Working)
Itens de série: assistente de partida em rampas, controles de estabilidade e de tração, ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, preparação para som, coluna de direção com regulagem de altura, iluminação diurna, protetor de caçamba, porta-escada, iluminação de caçamba, para-choques na cor preta e rodas de aço de 15 polegadas com calotas.
Opcionais:
Pack Work: alarme, travas e vidros elétricos, break light e banco do motorista com ajuste de altura;
Pack Audio: rádio, autofalantes, porta USB frontal e volante multifuncional;
Pack Tech: central multimídia UConnect com tela de sete polegadas, display digital de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, alto-falantes, duas portas USB, câmera de ré e sensor de estacionamento.
Freedom:
Preços:
Cabine simples – R$ 69.490 (mesmo preço da antiga)
Cabine dupla – R$ 77.990 (R$ 5 mil a menos que a antiga)
Itens de série: todos os itens da versão Endurance mais banco do motorista com ajuste de altura, direção elétrica, travas elétricas, faróis de neblina, vidros elétricos, retrovisores elétricos, para-choques, maçanetas e capas dos espelhos retrovisores na cor da carroceria, sistema de som com entrada USB, rodas de liga leve de 15 polegadas, alça de segurança para o passageiro, computador de bordo com tela de LCD de 3,5 polegadas e sensor de pressão dos pneus.
Opcionais:
Pack Tech: central multimídia UConnect com tela de sete polegadas, alto-falantes, câmera de ré e sensor de estacionamento.
Volcano:
Preços
Cabine dupla – R$ 79.990 (R$ 5 mil a menos que a antiga Adventure)
Itens de série: todos os itens da versão Freedom mais faróis de LED, bancos com revestimento em couro e tecido, vidros elétricos traseiros, central multimídia com tela tátil de sete polegadas, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, duas entradas USB, volante revestido em couro, capota marítima, rack de teto, santantônio e rodas de liga-leve de 15 polegadas com pneus de uso misto.
A versão Endurance manteve o veterano motor 1.4 Fire de 4 cilindros. Ele entrega nada empolgantes 88 cv com etanol e 85 cv se movida a gasolina.
Enquanto isso, as outras configurações trazem o moderno 1.3 Firefly, que, apesar de mais compacto, tem 21 cv a mais, e chega aos 109 cv.
O câmbio, em todas as versões, é manual. Uma transmissão automática é esperada, mas não deve chegar antes de 2021, junto com o motor turbo.
Mistura boa
Picape mais vendida do Brasil há mais de 20 anos, a Strada ganhou um visual totalmente novo – e bastante inspirado na Toro. Porém, ela herdou algumas peças de Mobi e Uno.
Portas dianteiras e para-brisa, por exemplo, vêm do primeiro, enquanto o quadro de instrumentos e a alavanca de câmbio são compartilhados com o segundo.
Ainda assim, a nova geração da Fiat Strada traz inovações, como uma cabine dupla “de verdade” – com 4 portas e 5 lugares.
Em termos de equipamentos, pode vir até com faróis de LED e uma central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay que não exigem cabos para a conexão.
Lançamentos e atrasos
A Strada é o terceiro lançamento da semana – e um dos mais importantes de 2020, junto com o Volkswagen Nivus, revelado nesta quinta. Antes, na quarta, a Caoa Chery revelou o Arrizo 6.
Na verdade, se não estivéssemos vivendo uma pandemia, a Strada já teria sido lançada há tempos – a previsão era abril, mas os planos foram adiados por conta do coronavírus.