Sim, o hatch vai manter o veterano 1.6 aspirado. Pelo menos, ele chega como o mais equipado do segmento.
Faz alguns anos que a Peugeot tenta se recuperar no mercado brasileiro. Até agora, porém, seus esforços não renderam tantos frutos.
É por isso que o novo Peugeot 208 é uma das últimas cartadas para reviver os bons tempos.
O design encanta, a plataforma modular é moderna e a lista de itens de série seduz. Porém, motor é um velho conhecido – literalmente.
Estamos falando do 1.6 16V flex conhecido como EC5. Com 118 cv / 115 cv, ele será oferecido apenas com câmbio de seis marchas em quatro versões.
Quais são as versões?
- Active 1.6 AT (R$ 74.990): 4 airbags, ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, rodas de liga leve de 16 polegadas, luzes diurnas em LED, volante revestido em couro, faróis com lâmpadas halógenas, espelhos retrovisores na cor da carroceria e central multimídia com suporte a Android Auto e Apple CarPlay.
- Active Pack 1.6 AT (R$ 82.490): mesmos itens da versão Active mais ar-condicionado digital, câmera de ré e teto solar panorâmico.
- Allure 1.6 AT (R$ 89.490): mesmos itens da versão Active Pack mais destravamento das portas sem chave, partida por botão, painel de instrumentos em 3D, revestimento interno em couro, carregador de celular por indução e rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento diamantado.
- Griffe 1.6 AT (R$ 94.990): mesmos itens da versão Allure mais alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, farol alto com regulagem automática de facho, sensor crepuscular, sensor de chuva, faróis full LED; apliques internos em preto brilhante, sensores de estacionamento traseiros e câmera com visão traseira em 180° e visão total em 360°.
Como grande novidade, a Peugeot importará a partir de 2021 a versão e-GT, que traz motorização 100% elétrica. Será o primeiro modelo movido a eletricidade vendido pela marca no país. Preço ainda não foi revelado.
- e-GT: mesmos itens da versão Griffe mais freio de estacionamento elétrico, lanternas em LED, bancos com revestimento exclusivo, iluminação ambiente, acabamento do painel em material emborrachado, rodas de liga leve de 17 polegadas e seletor de modos de condução.
Maior e com mais porta-malas
O novo 208 tem 4,05 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,45 m de altura e 2,54 m de distância entre-eixos.
O porta-malas comporta bons 311 litros. Apenas para referência, o Renault Sandero, que é o campeão no quesito, acomoda 320 litros.
Frente ao seu antecessor, ele ficou 8,3 cm mais longo, 4,3 cm mais largo e ganhou 26 litros na capacidade volumétrica do bagageiro. Ao mesmo tempo, está 2 cm mais baixo e perdeu míseros 0,1 cm no entre eixos.
Mudanças para cá
Apesar de ser um projeto global, o 208 recebeu algumas adaptações em relação ao projeto original. A suspensão foi elevada em 1 cm e recebeu molas e amortecedores exclusivos.
Os para-choques foram redesenhados na parte inferior para resistirem ao piso esburacado, os freios traseiros são a tambor e o acabamento interno foi simplificado.
As mudanças não param por aí. O motor foi compactado para caber no cofre, cárter e sistema de admissão de ar foram reduzidos e a coxinização recebeu reforços para impedir vibrações e ruídos internos.
Feita pela Aisin, a transmissão de seis velocidades foi recalibrada para entregar um funcionamento mais suave. A caixa possui quatro modos de condução, chamados de D (convencional), M (sequencial), Eco (economia de combustível) e Sport (trabalha em rotações mais elevadas).
Quando chega?
O novo Peugeot 208 chega às revendas da Peugeot ainda em setembro. As primeiras 400 unidades da versão Griffe serão vendidas com bancos em couro com faixas centrais em Alcantara.
O modelo será oferecido em cinco opções de cores. A pintura amarela será exclusiva da versão e-GT, que estreia apenas em 2021.