Delivery 11.180 com tração nos dois eixos foi apresentado na Fenatran do ano passado.
Um ano após ser apresentado na Fenatran, chega ao mercado o Volkswagen Delivery 11.180 4×4. Ele é o primeiro caminhão leve com esse tipo de tração do Brasil.
A produção na fábrica de Resende começou em outubro, e agora o modelo chega às 150 concessionárias da Volkswagen Caminhões e Ônibus do Brasil a partir de R$ 270 mil.
VEJA MAIS
Para criar um caminhão leve com tração 4×4, a Volks recorreu à Dana, que desenvolveu o eixo dianteiro motriz de forma exclusiva para a fabricante.
Para levar a força para as rodas dianteiras (já que a tração idealmente é traseira), o Delivery 4×4 utiliza uma caixa de transferência Marmon Herrington de dupla velocidade.
Quando não precisa da tração integral, o motorista ainda pode desacoplar as rodas dianteiras do sistema por meio de um seletor, tornando o Delivery um 4×2.
Encara todo terreno
Além da tração nos dois eixos, o Delivery 4×4 também tem outras características que facilitam a operação em terrenos acidentados. É o caso da altura para o solo, que aumentou quase 1 cm, chegando a 19,6 cm.
Com isso, ângulos de ataque e saída também melhoraram, respectivamente, para 30° e aproximadamente 40°, contra 20° e 28° do modelo 4×2.
Com a carroceria mais alta, o Delivery ganhou um degrau adicional para o acesso à cabine.
De quebra, além dos atributos off-road, o caminhão ainda ganhou um visual “aventureiro”, composto por apliques plásticos na carroceria e inscrição 4×4 nas portas e nos bancos.
Visual invocado
Se preferir, o cliente ainda pode adquirir um pacote de acessórios chamado “Show Car Package”, que inclui guincho elétrico, quebra-mato, kit de luzes e farol de neblina.
Com exceção dos itens citados acima, o Delivery 4×4 é oferecido com a mesma motorização da versão 4×2.
Ele sai de fábrica equipado com um motor Cummins turbodiesel de 4 cilindros e 3.8 litros, que entrega 175 cv e 61,2 kgfm de torque, e câmbio manual de 6 marchas.
A carga útil com carroceria do Delivery 4×4, porém, é ligeiramente menor do que na versão 4×2: 6.930 kg contra 7.400 kg. O peso bruto total (PBT), porém, é o mesmo: 10.700 kg.